João Pessoa
Feed de Notícias

Abertas inscrições para evento sobre tratamento de água para hemodiálise

sexta-feira, 11 de junho de 2010 - 13:59 - Fotos: 
Estão abertas, até a próxima terça-feira (15), as inscrições para o Seminário sobre Sistemas de Tratamento e Distribuição de Água para Hemodiálise, que acontecerá nos dias 17 de 18 deste mês, das 8h30 às 17h30, na Associação Médica da Paraíba, em João Pessoa. O evento está sendo promovido pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH) – Regional da Paraíba, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), com o apoio da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa).

As inscrições custam R$ 10,00 para associados da ABDEH e R$ 25,00 para não associados. Para se inscrever, é preciso enviar um e-mail para o endereço abdeh@abdeh.org.br, solicitando a ficha de inscrição. Depois de preenchida, a ficha deve ser devolvida pelo mesmo e-mail, para que a comissão organizadora envie o boleto bancário. Após comprovar o pagamento, a equipe da ABDEH envia um e-mail para a pessoa, confirmando a inscrição. Estão sendo oferecidas 80 vagas.  

Participantes - O objetivo do seminário é capacitar técnicos e inspetores da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, que atuam na área de hemodiálise. Entre os assuntos em pauta, está a aplicação da Resolução 33/2008, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que trata dos parâmetros para a instalação do sistema de tratamento e distribuição de água para hemodiálise. Podem participar do evento, arquitetos, engenheiros, farmacêuticos, químicos, médicos, enfermeiros, administradores, inspetores sanitários e outros profissionais que atuam em unidades de diálise.

“Como essa resolução é relativamente nova, os técnicos do Nordeste ainda não foram capacitados. Por isso, vamos realizar esse seminário, que também vai tratar de outros temas afins. Vamos ter, por exemplo, uma palestra sobre as complicações clínicas relacionadas com a água da hemodiálise, um assunto muito importante, levando em consideração que, se a água não estiver dentro dos parâmetros, pode haver complicações na saúde do paciente, que podem, inclusive, levá-lo a óbito”, disse Teresa Lira, arquiteta da Subgerência de Acompanhamento de Serviços de Engenharia Sanitária da SES e diretora da ABDEH Regional da Paraíba.

Visita – Durante o seminário, também haverá uma palestra sobre a manutenção de equipamentos de hemodiálise e está programada uma visita técnica à Unidade de Tratamento de Água para Hemodiálise do Hospital Amip, em João Pessoa, prevista para às 9h da sexta-feira (18). Se existir alguma vaga, ainda serão feitas inscrições no dia do evento. Os interessados podem obter mais informações pelo site www.abdeh.org.br.

Da Assessoria de Imprensa da SES/PB