Fale Conosco

5 de maio de 2015

Abertas as inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro



A Secretaria de Estado da Educação informa que estão abertas até o dia 12 de junho as inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro. Esta é 12ª edição do programa que tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes atuam como deputados jovens.

Durante o período de inscrição, o estudante deve elaborar um projeto de lei e encaminhá-lo à Secretaria de Estado da Educação (SEE), juntamente com os demais documentos solicitados no manual de procedimentos (cópia de documento de identidade, termo de autorização do responsável, para menores de 18 anos, e declaração de matrícula).

Em seguida, a Secretaria da Educação realiza uma pré-seleção dos melhores projetos recebidos e a Câmara dos Deputados procede com a seleção final escolhendo 78 estudantes do Brasil, sendo dois da Paraíba, que se tornarão deputados jovens, representando todos os estados do país. Os jovens selecionados vão à Brasília para vivenciarem, pelo período de uma semana, o papel dos deputados federais na jornada de simulação da atividade parlamentar, com todas as suas despesas custeadas pela Câmara dos Deputados.

A inscrição pode ser entregue na diretoria da escola ou aos professores para que eles encaminhem pelos correios, via Sedex, ao coordenador estadual do PJB na Secretaria Estadual da Educação, que no caso da Paraíba é Ewerton Alexander, da Gerência de Ensino Médio, podendo ainda ser enviada pelos correios, por meio de Sedex, ou por e-mail diretamente à SEE/PB.

Para participar, o candidato deve ter entre 16 anos e 22 anos; estar matriculado e frequentando regularmente o 2º ou 3º ano do ensino médio em escolas públicas ou particulares ou o 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico integrado ao ensino médio e não pode ter participado como deputado jovem em nenhuma outra edição do Parlamento Jovem Brasileiro.

 

O calendário de atividades do PJB 2015 é o seguinte:

Período de inscrição no PJB 2015- 1º de abril a 12 de junho

Período de seleção na Secretaria Estadual da Educação- 15 de junho a 03 de julho

Divulgação pela Câmara dos Deputados da lista de estudantes pré-selecionados pelas Secretarias de Educação- 06 de julho

Convocação dos estudantes pré-selecionados para realização de inscrição eletrônica no sistema da Câmara dos Deputados para a seleção final- 06 de julho a 12 de julho

Divulgação do resultado da seleção final realizada pela Câmara dos Deputados- 17 de agosto

Matrícula dos selecionados no programa- 17 a 21 de agosto

Chegada a Brasília- 20 de setembro

Realização do PJB 2015- 20 a 25 de setembro

 

O Parlamento Jovem Brasileiro e a Paraíba - No total, mais de 850 jovens já se tornaram Deputados Jovens ao longo de todos esses anos, dentre eles o aluno José Djalisson Santos Oliveira, da Escola Estadual Professor Lordão, da cidade de Picuí, que foi eleito secretário da direção do programa PJB. Djalisson elaborou um projeto de lei que dispunha sobre a obrigação do ensino e promoção de debates contra diversos tipos de intolerância nas escolas públicas do Brasil.

O programa busca contribuir para o desenvolvimento de uma das dimensões de nossa cidadania, que é o conhecimento sobre como se organiza a nossa democracia representativa, assim como a importância da participação e do controle social.

Mais informações estão no endereço: http://www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/parlamentojovem