João Pessoa
Feed de Notícias

Abertas as inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa

segunda-feira, 30 de abril de 2012 - 11:55 - Fotos:  Antonio David/Secom-PB

Foto: Antonio David/Secom-PB

Professores de escolas públicas, municipais, estaduais e federais têm até o dia 25 de maio para se inscreverem nas Olimpíadas de Língua Portuguesa – OLP. As inscrições poderão ser feitas por meio do endereço: www.escrevendoofuturo.org.br.  Este programa, que já faz parte das políticas públicas educacionais, mais do que um concurso de texto, investe na formação dos professores e, com isso, pretende melhorar o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa, favorecendo o aprimoramento da produção textual dos estudantes, ajudando-os a se tornarem pessoas mais críticas e criativas.

São estudadas quatro categorias dos gêneros textuais, desde o 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. As sequências didáticas que os livros da OLP oferecem visam o aprimoramento da leitura e da escrita dos alunos, além de promover a reflexão dos professores sobre a eficiência do ensino e a garantia da aprendizagem, enfatizando a questão do planejamento didático das atividades a serem desenvolvidas.

Este ano, a OLP trabalha o tema: “O Lugar em que Vivo”, que valoriza a interação das crianças e jovens com o seu meio, resgatando histórias, estreitando os vínculos com a comunidade e aprofundando o conhecimento sobre a realidade. O tema pretende contribuir para o desenvolvimento de cidadãos participativos.

As categorias de gênero Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião são trabalhadas com os alunos, até agosto de 2012, quando serão selecionados os melhores textos  pela Comissão Escolar e enviados à Comissão Julgadora Municipal. Os textos selecionados seguem para a Comissão Estadual da SEE.

Os textos escolhidos na Comissão Julgadora Estadual darão a oportunidade de alunos e professores receberem medalhas e prêmios e viajarem para participar das oficinas regionais, em quatro estados diferentes. Os classificados recebem medalhas e prêmios e viajam para Brasília: aluno, responsável, professor e diretor.

Os premiados participarão de cerimônia com a presença da presidenta da República, do ministro de Educação e demais autoridades. Os 20 melhores do Brasil, alunos e professores receberão medalhas, notebook e impressora e as escolas recebem 10 computadores, impressora, projetor, telão e livros. Outras informações estão disponíveis na Secretaria de Estado da Educação (SEE), pelo telefone: 3218-4887/4094.