Fale Conosco

8 de abril de 2015

Abertas as inscrições para 7ª Olimpíada Nacional em História do Brasil



A 7ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) está com as inscrições abertas até o dia 24 de abril no valor de R$ 30,00 (trinta reais). A Olimpíada traz o desafio de estudar a História do Brasil por meio de textos, documentos, imagens e mapas, ao longo de questões de múltipla escolha e da realização de tarefas.

A inscrição é online e pode ser feita por meio do endereço www.olimpiadadehistoria.com.br/7-olimpiada/inicio/index. A inscrição só pode ser realizada por equipes compostas por quatro pessoas: três estudantes (do oitavo e nono anos do ensino fundamental e qualquer ano do ensino médio) e o professor de História da escola. Para realizá-la é necessário que cada participante preencha seu cadastro individual no site da ONHB; após os cadastros, a inscrição deve ser feita por apenas um membro da equipe. Recomenda-se que este membro seja o professor-orientador. Cada membro da equipe receberá um e-mail de confirmação e somente após a confirmação dos e-mails de cada membro o boleto para pagamento será gerado e enviado.  A inscrição, portanto, só será efetivada mediante o pagamento do boleto na data estipulada.

A ONHB é dividida em cinco fases de provas online e uma fase de provas final e presencial, que se realizarão no campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em Campinas/SP. As fases online serão acessadas e feitas através da página da Olimpíada. Da primeira à quarta fase as provas constituem-se de questões de múltipla escolha e uma tarefa, sendo a quinta fase apenas uma tarefa. Cada uma tem a duração de seis dias. Estimula-se que as respostas sejam obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe e a pesquisa em livros, internet e com os professores. Para a fase final presencial serão classificadas no mínimo 200 equipes.

A ONHB premiará alunos, professores e escolas participantes, baseando-se no resultado ponderado do desempenho das equipes nas fases online e nas provas da fase final e presencial. As fases têm pesos diferentes e a cada uma é atribuída uma pontuação. A pontuação máxima possível em cada fase é distinta e cada fase vale um pouco mais do que a soma das fases anteriores. O sistema de avaliação contendo os pesos das fases será divulgado após a quinta fase.

Curso de formação continuada online para professores -A 7ª Olimpíada Nacional em História do Brasil realizará em 2015 um curso de formação continuada online para professores com carga horária de 45 horas/aula. O curso de formação é elaborado pelos docentes do Departamento de História da Unicamp e convidados de outras instituições, é compatível com os temas trabalhados nos Ensinos Fundamental e Médio e oferecerá materiais e atividades aos participantes. Os materiais e toda a comunicação com o professor participante serão enviados dentro do ambiente “Sala do Professor”, a que cada professor orientador de equipe tem acesso mediante o seu login e senha. Os professores orientadores da 7ª ONHB têm direito a realizar o Curso de Formação de forma gratuita. Os que não participarem como orientadores deverão proceder à inscrição específica no Terceiro Curso de Formação Continuada da ONHB, em período e com valores a serem publicados futuramente na aba “Comunicados” do site da ONHB.
ONHB - Começou em 2009 e tem sido um grande sucesso entre alunos e professores de todo o país. Elaborada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a iniciativa firmou-se no cenário educacional como uma proposta inovadora de estudo consistente de História. É coordenada pela profa. Dra. Cristina Meneguello e pela profa. Alessandra Pedro.