Fale Conosco

25 de julho de 2009

Aberta em Campina Grande mais uma etapa regional dos Jogos Escolares da Paraíba



O Governo do Estado realizou em Campina Grande, no ginásio poliesportivo O Meninão, a solenidade de abertura dos Jogos Escolares da Paraíba, que tem a participação de escolas estaduais, municipais e particulares. O evento, que levou milhares de jovens estudantes ao ginásio ocorreu no final da tarde desta sexta-feira (24). O governador José Maranhão teve outros compromissos de agenda em João Pessoa, quando recebeu empresários paulistas, e foi representado na abertura dos jogos pelo secretário da Educação e Cultura, Francisco Sales Gaudêncio. A coordenação da solenidade coube ao secretário da Juventude, Esportes e Lazer, coronel Francisco de Assis. A primeira etapa regional ocorreu em João Pessoa no mês de junho.  A terceira etapa regional vai ser realizada em setembro na cidade de Guarabira, Brejo paraibano.

De acordo com o secretário Sales Gaudêncio o Governo do Estado, através das Secretarias da Educação e Esportes, realiza os Jogos Escolares da Paraíba dentro do princípio de promover a integração dos alunos, de professores e familiares dos atletas, movidos pelo espírito esportivo que ajuda na formação das crianças e adolescentes. O aluno da Escola Estadual Severino Cabral, Alan da Silva Sousa, fez o juramento do atleta.

O secretário da Juventude, Esportes e Lazer, coronel Francisco, afirmou que participam da competição em Campina Grande mais de 3 mil alunos de 59 escolas. Os jogos começaram neste sábado e acontecerão pelos próximos dez dias. Os alunos-atletas competem. Os Jogos Escolares da Paraíba, etapa de Campina Grande, serão disputados nas modalidades de basquete, handebol, futsal, voleibol, tênis de mesa, natação, xadrez, atletismo e judô.

O coronel Francisco destacou que os Jogos Escolares da Paraíba se constituem numa política do Governo do Estado voltada para a juventude tendo como ferramenta o esporte que integra os jovens. Nas etapas regionais dos jogos são conhecidos os vencedores para a fase estadual. Os campeões vão representar escolas da Paraíba na etapa nacional que será realizada em Poços de Caldas, Minas Gerais.

O vice-prefeito de Campina Grande, José Luiz Júnior, representou o prefeito Veneziano Vital do Rego. Luiz Júnior parabenizou o Governo do Estado pela iniciativa dos jogos escolares que tem apoio da prefeitura de Campina e contribui com a formação do caráter dos jovens estudantes envolvidos no evento esportivo.

A atleta Edinalva Laureano da Silva, a Pretinha, prestigiou a abertura dos jogos e revelou que estava ali para estimular a garotada a praticar esportes e ter uma vida saudável. Pretinha é beneficiária do programa do Governo do Estado Bolsa Atleta.

Diversos secretários estaduais prestigiaram a abertura dos jogos: José Aldemir (Planejamento e Gestão), Francisco Costa (Interiorização), coronel Carvalho (comandante geral da Polícia Militar), Gustavo Gominho e coronel Hamilton Cordeiro (Segurança e Defesa Social), Raquel Souto Maior (executiva da Juventude, Esportes e Lazer),

 

Josélio Carneiro, com fotos de Alberi Pontes, da Secom