João Pessoa
Feed de Notícias

Aberta a campanha de vacinação contra a paralisia infantil

sábado, 16 de junho de 2012 - 16:28 - Fotos:  Walter Rafael/ Secom-PB

 A Secretaria de Estado da Saúde (SES) lançou, neste sábado (16), a campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil, na cidade de Pedro Régis. A abertura oficial contou com as presenças da gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Júlia Vaz, que representou o secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza, do Secretário de Saúde do município, Wilson Lisboa de Souza, da Consultora do Ministério da Saúde, Dioneia Garcia, além de outras autoridades.

A cidade foi escolhida porque, no ano passado, não conseguiu alcançar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde que era de vacinar 95% das crianças nas duas fases da campanha.

Segundo a gerente executiva de Vigilância em Saúde, Júlia Vaz, em 2011 na 1ª fase da campanha, o município de Pedro Régis vacinou 433 crianças, equivalente a 91,16% da meta que era vacinar 95% das 475 crianças menores de 5 anos existentes na cidade. Na 2ª etapa foram vacinadas 439 crianças menores de 5 anos. “Ficamos preocupados pelo fato de uma cidade com um número de crianças tão pequeno não ter alcançado a meta na campanha. Então, com o intuito de incentivar, escolhemos o local para a abertura oficial, esperamos que este ano possamos superar a meta não só aqui, mas em toda Paraíba”, explica Júlia.

Ela também agradeceu a forma acolhedora com que os profissionais de saúde foram recebidos e destacou a preocupação do Governo do Estado com a população infantil. “É necessário que os pais tenham a compreensão que o ato de vacinar é também um ato de amor. Vamos trabalhar para proteger nossas crianças de uma doença tão séria, que causa sequelas para toda a vida, por isso é importante vacinar para assim manter a imunidade”, destaca.

O secretário de Saúde do Município, Wilson Lisboa de Souza, agradeceu o empenho e o cuidado do Governo com as  crianças da cidade “Atuo na Saúde desta cidade há 16 anos e nunca presenciei uma abertura oficial da campanha de vacinação contra poliomielite aqui. Esta é a primeira vez, o que representa um orgulho e um cuidado com a saúde das nossas crianças, já que a vacinação só traz coisas boas”, enfatiza o secretário.

A meta deste ano é vacinar na Paraíba 95% das 295.190 crianças com menos de 5 anos, ou seja, 280.430 crianças devem ser vacinadas em todo o Estado. Mais de mil postos de saúde administrados pelas secretarias municipais de Saúde disponibilizam as vacinas. A SES distribuiu 330 mil doses nas Gerências Regionais do Estado.“É importante que os pais fiquem atentos sobre a importância da vacina e procurem um posto de saúde mais próximo da sua casa para atualizar os cartões de vacinação dos seus filhos com menos de 5 anos (até 04 anos, 11 meses e 29 dias). Com apenas duas gotinhas a criança fica protegida da paralisia infantil”, reforça a chefe do Núcleo de Imunizações da SES, Missânia Moreira.

A campanha acontece até o dia 6 de julho das 8h às 17h. Os municípios que necessitarem de alguma informação podem acionar a Secretaria de Estado da Saúde pelos telefones: (083) 3214-7458/3218-7388. Em 2011, a Paraíba superou a meta de vacinação contra a poliomielite estabelecida pelo Ministério da Saúde.