Fale Conosco

2 de setembro de 2015

Abastecimento em sete cidades do Vale do Paraíba será restabelecido a partir desta quinta-feira



O abastecimento de água nos municípios de Salgado de São Felix, Itabaiana, São José dos Ramos, Boqueirão de Gurinhém, Pilar e Juripiranga deve ser restabelecido a partir desta quinta-feira (3). De acordo com a Gerência de Operação de Mananciais da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), a distribuição nas cidades foi comprometida desde a última sexta-feira (28) pela utilização irregular de água para viveiros de camarão (carnicicultura) e pontos de irrigação existentes no leito do Rio Paraíba, que afetou o nível da barragem de Acauã.

A pedido da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), a Aesa irá aumentar, emergencialmente, a vazão da barragem, subindo de 230 litros por segundo para 440 litros por segundo. A partir desta quarta-feira (2), a Aesa irá fiscalizar os pontos de utilização irregular.

De acordo com o gerente de Operação de Mananciais da Aesa, Gerald Souza, o problema não foi sanado anteriormente devido a um problema mecânico na abertura das comportas da barragem de Acauã. Foi necessária a aquisição de óleo hidráulico para realizar o conserto e seguir com o processo de aumento no nível, que deve ser concluído ainda nesta quarta-feira (2).