Fale Conosco

27 de abril de 2013

Abastecimento d’água, estradas e saúde são prioridades da região de Esperança



Moradores da região polarizada por Esperança (3ª Região Geoadministrativa) elegeram como prioridades do ciclo do Orçamento Democrático 2013 (ODE), investimentos nas áreas de abastecimento d’água, estradas e saúde. A audiência foi realizada nessa sexta-feira (26), no ginásio poliesportivo “O Vovozão”.

A 3ª Região Geoadministrativa é a maior em número de municípios, 39, ao todo e, por isso, teve as audiências regionais subdivididas em dois momentos. A primeira realizada em Esperança, com a participação da população de 16 cidades: Alagoa Nova, Alagoa Grande, Algodão de Jandaíra, Arara, Areia, Areial, Boa Vista, Esperança, Lagoa Seca, Matinhas, Montadas, Olivedos, Pocinhos, Puxinanã, Remígio e São Sebastião da Lagoa de Roça. A segunda vai ser realizada em Campina Grande.

As ações escolhidas pela população, durante a audiência, foram demandadas através do preenchimento das fichas de prioridades que detalha o que cada morador deseja de investimento para sua região. “A nossa reivindicação está voltada para a área de segurança, pavimentação de estradas e melhoria na saúde”, disse a moradora de Areia, Nelma Carneiro.

Outra reivindicação foi feita por Cida de Caiana, representante quilombola, de Alagoa Grande. “Pedimos ao Governo do Estado que olhe para a estrada que liga Alagoa Grande a Massaranduba, passando pelo quilombo de Caiana dos Crioulos. Reivindicamos também mais investimentos em cursos de libras para os quilombolas e apoio na cultura da ciranda cultural de Caiana dos Crioulos”, comentou.

A audiência regional contou com a participação do Governador Ricardo Coutinho, acompanhado da comitiva de secretários e demais gestores municipais, e teve a coordenação do secretário estadual de Planejamento de Gestão, Gustavo Nogueira. A plenária contou com a participação de mais de 1.000 pessoas.

Prioridades – Os números de reivindicações eleitas pela população nesta audiência foram os seguintes: abastecimento de água com 369 solicitações; estradas e rodagens com 313 e saúde com 254.

Investimentos – Na região de Esperança são realizadas ações, obras e serviços ligados ao abastecimento de água e esgotamento sanitário, entre elas, a recuperação da barragem de Camará, em andamento, beneficiando 13 municípios; reforma e aquisição de equipamentos para Centros Sociais Urbanos e Centros de Referências de Ação Social; construção de cisternas; reformas de escolas; pavimentação de estradas e rodovias; reforma e ampliação de unidades de saúde; aquisição de novos equipamentos clínicos e hospitalares, além de construção de casas.