João Pessoa
Feed de Notícias

A União comemora 119 anos com exposição e lançamento de livro

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012 - 18:49 - Fotos: 

O Jornal A União, conhecido como a “Escola do jornalismo paraibano”, completa, 119 anos. Para comemorar a data, será aberta, nesta quinta-feira (2), às 19h, no segundo andar da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano, a exposição “Jornal A União – 119 anos de história”, e lançado o livro “Jornal de Hontem – A União e as Curvas do Tempo”, de autoria do jornalista Fernando Moura.

Na solenidade de abertura da exposição, será apresentado um vídeo contendo as capas de A União produzidas ao longo de 2011, com o seu novo projeto gráfico e editorial, o retorno do formato standard e a criação de cinco cadernos, identificados por cores.

Serão expostas seis fotos de cada um dos fotógrafos de A União –  Ortilo Antônio, Marcos Russo e Evandro Pereira –, além de seis ilustrações de Tônio e de Nivaldo Araújo. A mostra também conta com capas antigas do jornal. “O novo projeto gráfico do jornal tem como foco as imagens. Por isso decidimos prestar uma homenagem aos fotógrafos e ilustradores nos 119 anos de A União”, explicou a editora geral e diretora técnica, Beth Torres.

O livro “Jornal de Hontem – A União e as Curvas do Tempo” reúne 44 colunas publicadas aos domingos em A União, reproduzidas e acrescidas de 50 fotos de momentos no jornal, com seus repórteres, editores, superintendentes, e a trajetória dos últimos anos.

De acordo com Fernando Moura, o livro traz também textos inéditos dos jornalistas Martinho Moreira Franco, Gonzaga Rodrigues, Mozart Verghitt, Ramalho Leite, Beth Torres, Gilson Renato e Sérgio de Castro Pinto. “São 224 páginas que retratam um pouco da trajetória de A União, sem uma cronologia rigorosa”, informou o autor.