João Pessoa
Feed de Notícias

A União, 3º jornal mais antigo do País, festeja 117 anos nesta terça-feira

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010 - 18:19 - Fotos: 

O jornal A União completa 117 anos nesta terça-feira (2). Fundado a 2 de fevereiro de 1893, no Governo de Álvaro Lopes Machado, é o terceiro jornal mais antigo em circulação no Brasil. Para comemorar o aniversário, a diretoria organizou a seguinte programação, conforme o jornalista Nelson Coelho, superintendente do veículo de mídia oficial:

- 7h30 – Hasteamento das bandeiras do Brasil, da Paraíba e de A União.
- 8h – Celebração de Missa em Ação de Graças na Capela Nossa Senhora de Fátima, construída recentemente, no próprio jornal, pela atual gestão. O ato será oficiado pelo padre José Carlos Serafim, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do bairro Miramar, com a concelebração do diácono José Nunes, que é repórter do jornal.
- 9h – A direção do jornal oferece café da manhã aos funcionários e convidados.
- 10h – Solenidade de entrega de comendas a 29 funcionários com mais de 30 anos de serviços prestados ao órgão.

Aos 117 anos, A União é um referencial histórico e ao longo desses mais de 100 anos se tornou conhecido como escola do jornalismo paraibano. No passado, escreveram em suas páginas, nomes como Augusto dos Anjos, Orris Soares, Gama e Melo, José Lins do Rego e José Américo. Inúmeros jornalistas que passaram por A União, ocuparam ou ocupam redações de outros jornais da Paraíba e do Brasil.

No final da década de 90, o jornal circulou como vespertino noticiando fatos antes dos veículos matutinos. Publicou antes deles, por exemplo, o atentado terrorista às torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, nos Estados Unidos, naquele 11 de setembro de 2001.

Dirigem A União nesta gestão do governador José Maranhão: Nelson Coelho (superintendente), Milton Nóbrega (diretor de Operações), Wellington Aguiar (diretor Técnico), Cristiano Machado (diretor Administrativo). O jornalista Sílvio Osias é o editor geral do jornal.

Josélio Carneiro, da Secom-PB