João Pessoa
Feed de Notícias

A promoção é do Programa de Artesanato Paraibano, em parceria com o Sebrae-PB e Sebrae-RJ

quarta-feira, 23 de setembro de 2009 - 15:09 - Fotos: 
Dentro da política de cada vez mais qualificar o produto artesanal da Paraíba, o Governo do Estado, em parceria com o Sebrae Rio de Janeiro e o Sebrae Paraíba e, através do Programa de Artesanato Paraibano, está promovendo na cidade de Lucena uma oficina de melhoria de qualidade da tipologia fibras com cascas de côco, ao mesmo tempo que incentiva a preservação ambiental com a reutilização desses resíduos orgânicos.

A oficina está sendo ministrada desde o dia 14 até 26 deste mês, pela designer carioca e consultora do Sebrae Rio de Janeiro, Paula Mendonça, formada em Belas Artes e Estilismo, com larga experiência em resíduos de coco e fibra de taboa, e também pelo mestre artesão Elson Angelim, que está fazendo o repasse de técnicas de lapidação com os resíduos do côco. O mestre artesão já foi escolhido por duas vezes ‘Top 100 do Sebrae’, premiação que indica os 100 melhores no artesanato brasileiro.

A oficina foi idealizada pela gerente de Economia Criativa do Sebrae Rio, Heliana Marinho, em parceria com a gestora do Programa de Artesanato Paraíba, Marielza Araújo, e está beneficiando 20 artesãos que trabalham com fibras e fazem parte da ‘Associação Mãos que se Ajudam’. Os artesãos estão desenvolvendo duas linhas de produção, sendo uma de acessórios como pulseiras, brincos, colares, e outra de decoração com jogos americanos, porta guardanapos, todos feitos com resíduos do côco.

Na tarde desta sexta-feira (25), a presidente de Honra do Programa de Artesanato Paraibano, arquiteta Sandra Moura, irá a Lucena conferir os resultados da oficina e estimular os artesãos a melhorar mais ainda seus produtos, de olho em futuras feiras como o 11º Salão de Artesanato Paraibano, que vai ser realizado de 17 de dezembro deste ano a 17 de janeiro de 2010, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

Goretti Zenaide, da Assessoria de Imprensa do Programa de Artesanato Paraibano