João Pessoa
Feed de Notícias

A primeira será no Distrito Industrial de João Pessoa, seguida de Gurinhém, Ambev e Guarabira

segunda-feira, 5 de outubro de 2009 - 15:15 - Fotos: 
O Hemocentro da Paraíba vai realizar quatro coletas externas de sangue, neste mês de outubro. A primeira acontece na próxima quinta-feira (8), no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no Distrito Industrial de João Pessoa. No dia 15, a unidade volante do Hemocentro vai estar no município de Gurinhém. No dia 22, a coleta ocorre na empresa de bebidas Ambev, no Distrito Industrial da Capital e, no dia 31, o Hemocentro estará na cidade de Guarabira.

A coordenadora de Ações Estratégicas do Hemocentro, Vânia Pereira, explicou que as coletas externas de sangue acontecem sempre às quartas-feiras e algumas vezes aos sábados, com o objetivo de garantir o estoque do órgão, que atende a toda demanda dos hospitais públicos e mais os leitos de planos de saúde cadastrados.

A cada coleta externa podem ser feitas até 60 doações de sangue. A assistente social do Hemocentro, Maria das Neves Pereira, disse que a cada mês são necessárias 2,5 mil bolsas de sangue para abastecer os hospitais públicos e privados do Estado. “O que queremos com essas coletas externas e também com as campanhas é manter o nosso estoque de sangue”, explicou.

Ela informou que muitas vezes são as próprias empresas, instituições e órgãos públicos ou privados que ligam para o Hemocentro e solicitam a coleta. “Mas, quando isso não acontece, a gente mesmo se encarrega de fazer esses contatos e oferecer o serviço”, disse. O telefone para solicitar coleta externa de sangue é o 3218-7698.

Requisitos – Para ser doador, basta ter idade de 18 a 65 anos, estar com peso acima de 50 kg, não tomar remédio controlado, não ter ingerido bebida alcoólica até 24 horas antes da doação e gozar de boa saúde. Todo o material coletado passa por exames de sífilis, HIV, hepatite B e C, entre outros que garantam a qualidade do sangue coletado. “Não existe risco no ato de doar sangue. Todo o material é descartável e também não é necessário ficar doando sangue sempre porque doou uma vez”, lembrou.

A Rede Hemocentro da Paraíba é composta por dez hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional em Campina Grande.

Conscientização – Além das coletas externas, no dia 17 deste mês o Hemocentro vai montar um estande na Faculdade de Enfermagem e Medicina Nova Esperança (Facene), no bairro Valentina de Figueiredo e, no dia 30, no Shopping Sul (Bairro dos Bancários), durante a Feira de Profissões que está sendo organizada pelo Colégio Geo. Nesses locais, os técnicos do Hemocentro irão repassar informações sobre a importância da doação de sangue e o que a pessoa precisa fazer caso decida ser um doador.

Da Assessoria de Imprensa da SES/PB