João Pessoa
Feed de Notícias

A primeira reunião aconteceu no município de Matinhas

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010 - 18:18 - Fotos: 

A Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), vem obedecendo a um calendário de ações da campanha de controle biológico da mosca negra dos citros. A primeira reunião aconteceu nesta segunda-feira (22.02), no município de Matinhas, para conscientização de combate da praga.

Durante o primeiro encontro, foi realizada uma palestra pelo técnico da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emepa), Ivanildo Albuquerque, cujo propósito de contribuir com informações técnicas e esclarecimentos no combate a mosca Negra dos citros.

Nesta quarta-feira (24) acontece a segunda reunião de trabalho em Lagoa Seca; e, no dia 26, será no município de Esperança. Esses encontros acontecem nos municípios que tiveram fruteiras infectadas e são destinados a agricultores, lideranças políticas, secretários municipais de agricultura e prefeitos.

O técnico Ivanildo Albuquerque disse que a mosca negra dos citros reduz a respiração e fotossíntese da planta que gera a redução dos frutos. “A disseminação da praga é rápida e ocorre principalmente por meio de folhas infestadas, carregadas pelos ventos, chuvas e seres humanos”, ensinou.

O secretário Executivo do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Ronaldo Torres, que participou da reunião, disse que os dias de campo vêm servindo para esclarecimentos técnicos e orientação de como combater a mosca negra dos citros e mostrar as ações para proteger as áreas de produção de fruteiras na Paraíba. “As ações do Governo do Estado envolve uso de defensivo químico, combate biológico, instalação de 10 barreiras de defesa sanitária e a decretação de emergência nos municípios afetados”, garantiu.

Esta primeira reunião, contou com a participação de 261 pessoas, entre agricultores, presidentes de sindicatos rurais e associações comunitárias. Além do presidente da Emater, Hermano Araujo, do prefeito de Matinhas, José Costa de Aragão Junior, representantes do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), técnicos da Emater e assessores da Sedap.  

Fábia Carolino, da Assessoria de Imprensa da Sedap