Fale Conosco

15 de setembro de 2016

A partir desta sexta-feira: apicultores discutem produção de mel no Semiárido paraibano



Apesar da prolongada estiagem que ocorre no Semiárido paraibano, a produção de mel de abelha continua sendo uma opção para os agricultores familiares. Para discutir a atividade serão realizados entre os dias 16 a 18 deste mês, com uma vasta programação, o 8º Festival do Mel de São José dos Cordeiros no Cariri Paraibano, além do 8º Seminário de Integração da Cadeia Produtiva da Apicultura e Meliponicultura do Cariri Ocidental Paraibano com estandes, degustação e comercialização de produtos da culinária do mel, artesanato, equipamentos apícolas e apresentações culturais.

Contando com a participação da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater por meio da Unidade Operativa da Emater em São José de Cordeiros, a programação consta da abertura oficial de desfile da Garota do Mel na sexta-feira (16) às 18h, prosseguindo no sábado (17) a partir das 8h30 com a palestra “Evolução Histórica da Apicultura”, tendo como palestrante José Ozildo dos Santos, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), prosseguindo com “Profissionalização do setor apícola no Brasil”, por José Soares de Aragão Brito, presidente da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA).

Ainda durante a manhã do sábado, haverá palestra sobre o tema “Arte de fumigar” com Luiz Aleixo, presidente da Federação de Apicultura e Meliponicultura de Pernambuco. Seguindo à tarde, a palestra “Panorama e Perspectivas da Apicultura do Semiárido”, por Jean Samel Rocha, consultor do Sebrae. Depois será a vez de Luanna Pinto Vilar e Júlia Ferreira da Silva, que debaterão a forma de agregar valor ao mel e, finalizando, uma mesa redonda sobre alternativas de desenvolvimento da apicultura e meliponicultura do Semiárido Paraibano, tendo como mediador o pesquisador Joaquim Efigênio Maia Leite, da Emepa GU, seguindo com exposição de trabalhos científicos.

Encerrando os eventos no domingo, acontecerão oficinas sobre meliponicultura, com o instrutor do Senar Josenildo Quirino Dias, com também sobre a disponibilidade e importância de recursos florais para polinização e produção melípona na região Semiárida por Ramon da Silva Santos. O “Manejo avançado de colmeias para alta produtividade” é o tema a ser abordado por Leon Denis Batista do Carmo, da Emepa GU, encerrando por Jean Rocha que vai falar sobre o tema “Mais mel e mais renda para os apicultores”.