João Pessoa
Feed de Notícias

A Maratona Escolar Joaquim Nabuco conta com o apoio e coordenação da Secretaria da Educação

quarta-feira, 23 de setembro de 2009 - 15:02 - Fotos: 
O gramático e acadêmico Evanildo Bechara estará na Paraíba nesta sexta-feira (25) para lançar a Maratona Escolar Joaquim Nabuco, numa promoção que tem o apoio e a coordenação estadual da Secretaria da Educação e Cultura, e também fará sua divulgação junto às escolas da rede estadual de ensino médio. O lançamento vai ocorrer às 15h no ginásio do Liceu Paraibano, em João Pessoa.

O tema do concurso de redação é ‘A importância de Joaquim Nabuco, sua vida e sua obra’, que na Paraíba conta o integral apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Educação e Cultura, e também da Academia Brasileira de Letras, numa promoção da Caixa Econômica Federal (CEF). A Maratona destina-se aos alunos do ensino médio regularmente matriculados nas redes pública e particular, com abrangência em todo o País.

Membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), onde é titular da cadeira nº. 33, Evanildo Bechara nasceu em Recife no dia 26 de fevereiro de 1928, é professor, gramático e filólogo. Membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa e doutor honoris causa pela Universidade de Coimbra, além de ser professor titular e emérito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense.

Ele é autor de várias das principais gramáticas da língua portuguesa destinadas tanto ao público leigo quanto a profissionais da área: Moderna Gramática Portuguesa (37.ª edição, Rio de Janeiro : Editora Lucerna, 1999); Gramática Escolar da Língua Portuguesa (1.ª edição, Rio de Janeiro : Editora Lucerna, 2001); Lições de Português pela Análise Sintática (18.ª edição, Rio de Janeiro : Editora Lucerna, 2004).

José Nunes, da Secom-PB