João Pessoa
Feed de Notícias

A idéia é divulgar as ações do organismo junto às participantes e incentivar o empreendedorismo

sexta-feira, 16 de outubro de 2009 - 16:34 - Fotos: 

Mais de 90% dos grupos com participação confirmada no XI Salão de Artesanato, a ser realizado 17 de dezembro deste ano a 17 janeiro de 2010, são constituídos por mulheres. Com base nesses dados, a gerente do Programa Estadual de Políticas para Mulheres, Douraci Vieira, anunciou a presença do Programa no evento, aproveitando o espaço tanto para divulgar as ações do organismo tanto para interagir com as artesãs, quanto incentivando a mulher empreendedora.

A atuação do Programa da Mulher no XI Salão de Artesanato ficou definida na quinta-feira (15), durante uma reunião entre Douraci Vieira, a Sub Gerência de Fortalecimento Político do Programa Estadual de Políticas para Mulheres, a gestora do Artesanato Paraibano, Marielza Targino, e a gerente administrativa da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Meire Rossignoli.

“A presença da mulher é muito marcante dentro do artesanato paraibano e, além da maioria dos grupos ser formada por elas, também ganham destaque as muitas lideranças femininas. Essa interação entre o artesanato e o Programa das Mulheres será de grande importância para o fortalecimento das artesãs na sociedade”, acredita Marielza Targino.

Douraci enfatizou que a intersetorialidade das ações, envolvendo as várias secretarias e órgãos estaduais na elaboração e execução das políticas para mulheres, é uma das prerrogativas do Programa. “O Salão será a ponte para iniciarmos um trabalho em conjunto com o Programa de Artesanato e a Secretaria do Turismo, objetivando incentivar e fortalecer a autonomia política e econômica das mulheres trabalhadoras”, explicou.

Com o tema ‘Mãos de Fibra’, a 11ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba será realizada no Espaço Cultural José Lins do Rego e contará com cerca de 400 expositores e expositoras, representando quase cinco mil artesãos e artesãs de todo o Estado, entre grupos, cooperativas e associações.

 
Fabiana Nóbrega, da Assessoria de Imprensa da Casa Civil, com fotos de Ricardo França