João Pessoa
Feed de Notícias

A festa vai ocorrer a partir das 14h na sede recreativa da PBPrev, localizada no Colinas do Sul

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009 - 16:54 - Fotos: 

Mais de 500 idosos inscritos nos serviços de atendimento da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) participam nesta sexta-feira (18), às 14h, da festa de confraternização natalina promovida pela Coordenação da Política Estadual do Idoso. A comemoração vai ocorrer na sede recreativa da Paraíba Previdência (PBPrev), no bairro Colinas do Sul, em João Pessoa.

Na programação da festa consta uma série de apresentações de grupos de idosos, como o ‘Coral Fio de Prata’, além da dupla Alfredo e Consuelo. Os participantes receberão lanches e serão envolvidos em brincadeiras e danças com muita música. Os grupos de terceira idade foram reativados nos 16 Centros Sociais Urbanos e no Centro de Convivência do Idoso, no bairro do Castelo Branco. Cerca de 950 idosos são atendidos por mês com palestras, atividades físicas, oficinas de arte, aulas de pintura, de alfabetização e tratamento fisioterápico.

A coordenadora da Política Estadual do Idoso, Maria Inovete Morais, disse que o ano foi dedicado às pessoas da terceira idade no Estado, em especial depois da criação oficial da Política Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, com a sanção da lei que cria o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos do Idoso.

Já a secretária do Desenvolvimento Humano, Giucélia Figueiredo, observou que o compromisso com a política de defesa da pessoa idosa ocorrerá de forma articulada com os setores de Segurança, Saúde e Educação.

“Outro ponto importante foi a lei que regulamenta a gratuidade das passagens nas viagens intermunicipais”. A secretária lembrou que toda empresa que faz viagem intermunicipal é obrigada a conceder duas passagens gratuitas, por ônibus, ao maior de 65 anos. Se esses assentos forem vendidos, a empresa é obrigada a dar desconto de 50% na tarifa normal ao terceiro idoso em diante. “Estamos comemorando os avanços e buscando planejar ações para a demanda em 2010”, informou.

 

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Humano