João Pessoa
Feed de Notícias

A comemoração contará com a presença do presidente Lula, na sede do BNB, em Fortaleza

segunda-feira, 7 de junho de 2010 - 17:32 - Fotos: 

O secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), Ruy Bezerra Cavalcanti Junior, representará o governador José Maranhão nesta terça-feira (8), em Fortaleza (CE), durante evento promovido pelo Banco do Nordeste, que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na oportunidade, serão comemorados os cinco anos de atuação do Programa de Microcrédito Produtivo Rural do BNB, o Agroamigo.

O evento terá início às 10h30 na sede do BNB, situada na Avenida Pedro Ramalho, 5.700, Bairro Passaré, na capital cearense, e será transmitido por sistema de videoconferência para todas as superintendências estaduais da instituição. Também estarão presentes o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel; o presidente do BNB, Roberto Smith, outras autoridades governamentais e representantes da sociedade civil.

Na oportunidade, 12 pessoas que contribuíram para o sucesso do Programa Agroamigo serão homenageadas, entre elas o presidente Lula e o ministro Cassel. Também serão agraciados três microempreendedores rurais clientes do Agroamigo, que receberão o ‘Prêmio BNB de Microcrédito’, além de 11 assessores de microcrédito.

A programação contempla ainda as assinaturas do milionésimo contrato de operação do Agroamigo e de termo de parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Instituto Nordeste Cidadania, para aquisição, com recursos do MDA, de 250 motocicletas a serem utilizadas pelos assessores de microcrédito rural.

Criado em 2005, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o programa Agroamigo objetiva conceder financiamento a agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf B) com renda bruta anual de até R$ 6 mil. Atualmente, o programa atende 1.950 municípios brasileiros, disponibilizando R$ 1,3 bilhão em financiamentos.

Fábia Carolino, da Assessoria de Imprensa da Sedap