João Pessoa
Feed de Notícias

99 anos: Batalhão de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros comemora avanços

terça-feira, 1 de novembro de 2016 - 17:09 - Fotos:  Secom PB

O 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (1º BBM/CBMPB), localizado no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, comemora este ano 99 anos de fundação. Para marcar a data, a unidade desenvolveu uma programação festiva, voltada para os públicos internos e externos que são beneficiados pelas suas ações. Atualmente, o 1º BBM é especialista no serviço de combate a incêndio na Grande João Pessoa e nos municípios do litoral, mas também atende outros tipos de ocorrências quando requisitado.

Somente de janeiro até 31 de agosto, o batalhão já registrou 857 atendimentos de emergência e prevenção, sendo a maior parte deles de combate a incêndio (581).  Afora isso, a unidade realizou diversos cursos de capacitação para a tropa, visando à padronização e a melhoria contínua do serviço prestado à população. Segundo o comandante da unidade, coronel Jean Benício, entre as capacitações feitas este ano está a de Condutor e Operador da Auto Plataforma Aérea, que capacitou pelo menos 21 bombeiros nesse tipo de serviço.

Também foi realizado o Curso de Controle Flashover (incêndio em ambientes confinados), com oito BMs qualificados. Outra conquista, segundo o tenente coronel Jean, foi a instalação da Academia de Musculação da unidade, inaugurada nesta terça (1), durante solenidade de comemoração do aniversário do batalhão.

“Essa academia, que leva o nome do nosso já falecido guerreiro sargento José de Arimatéia Rodrigues, vai proporcionar saúde e uma vida de qualidade ao efetivo interno desse batalhão e aos BMs que moram nessas redondezas”, destacou, ao acrescentar que todos os avanços obtidos nessa gestão foram frutos de um trabalho de união e esforço abnegado  de todos os componente da unidade.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, coronel Jair Carneiro de Barros, reconheceu a importância do 1º BBM para a corporação. “O aniversário da unidade coincide com o da corporação, pois, no princípio, o CBMPB teve cunho meramente de combate a incêndio. Hoje, nossos serviços foram ampliados para o atendimento pré-hospitalar, busca e salvamento terrestre, aquática e em altura e a parte preventiva. No entanto, não podemos deixar de mencionar que o fogo é o mais temível destruidor e é encarado com coragem e esmero, constantemente, pelo efetivo desse batalhão”, comentou. 

Comemorações - Dentro da solenidade festiva de fundação do 1º BBM, nesta terça (01), 22 pessoas, entre civis e militares, foram homenageadas pelo comando da unidade – em virtude da contribuição dada por elas para a prestação de serviço ao público. Além disso, na segunda (31), foi realizada uma ação social com 40 crianças carentes. Elas participaram de uma manhã recreativa na Caixa Beneficente, na Capital, onde usufruíram da piscina, quadras de esporte, pula-pula, entre outros equipamentos. Elas também foram presenteadas com brinquedos arrecadados pela unidade.

O secretário do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Lindolfo Pires, foi um dos homenageados na manhã desta terça-feira (1º)  pelo Corpo de Bombeiros Militar com a mais alta comenda da corporação “Amigo do 1º Batalhão”.

Para o tenente coronel do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Mangabeira VII, Jean Benício, a comenda é uma forma de reconhecimento às pessoas que com bravura se destacaram como parceiros na colaboração ao desempenho das atividades da unidade “e isso Lindolfo tem feito não só em Mangabeira, como também em outras unidades no interior, a exemplo de Sousa, quando pleiteou recursos para a reforma e ampliação de quartéis”.

O secretário Lindolfo Pires agradeceu a comenda recebida e destacou o trabalho honroso e brilhante prestado pela corporação na Paraíba com o resgate e valorização do bem supremo, em salvar vidas. “Serei sempre parceiro de quem muito nos honra com seu desprendimento e abnegação em favor de causas nobres”, destacou.