João Pessoa
Feed de Notícias

Obras da Vila Olímpica Ronaldo Marinho em fase de acabamento

sexta-feira, 21 de novembro de 2014 - 18:19 - Fotos:  Vanivaldo Ferreira / Secom - PB

A Paraíba está ganhando um dos parques aquáticos mais completos do país, principalmente para o nado sincronizado e para os saltos ornamentais. Este é um dos equipamentos da Vila Olímpica “Ronaldo Marinho”, que está sendo reconstruída pelo Governo do Estado seguindo os padrões internacionais, com investimentos de mais de R$ 30 milhões. As obras estão em fase de conclusão, com os trabalhos de acabamento. No estágio atual cerca de 200 operários executam os trabalhos de acabamento. O parque aquático e o vestiário estão prontos, arquibancadas de nado e de campo sendo finalizadas, dois ginásios prontos finalizando a coberta, além de dois quiosques e a subestação de energia elétrica.

De acordo com o engenheiro de produção Marconi Grisi, a arquibancada da piscina tem capacidade para 1.500 pessoas e a arquibancada do campo de futebol comporta 700 pessoas. Já o material sintético para a pista de atletismo é importado da Alemanha e será colocado por uma empresa do Chile. De acordo com o secretário da  Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira, as novas instalações seguem os padrões internacionais para atender 25 modalidades esportivas. O complexo de alto rendimento terá três piscinas, salão de dança, setor administrativo, gradil de muro, vestiário, novas arquibancadas, nova cobertura do ginásio, mini campo com vestiários e novo gramado padrão FIFA.

Tibério Limeira destaca que as novas instalações da Vila Olímpica Ronaldo Marinho recolocam a Paraíba no cenário esportivo nacional e o parque aquático passa a ser o mais completo do país, principalmente para o nado sincronizado e para os saltos ornamentais. “Além da importância para o esporte, esses fatores também irão trazer uma série de outros destaques para o Estado, pois ele acaba gerando mídia espontânea, estimulando o turismo esportivo e alavancando o nível dos nossos atletas e competições”, comentou.

Referência internacional – Antes mesmo de ser inaugurado no início de 2015, o complexo esportivo já acumula reservas  de equipes brasileiras e estrangeiras para treinamento. De acordo com o presidente da Federação Paraibana de Desportos Aquáticos, Antônio Meira, seleções do Brasil, dos Estados Unidos e da Espanha são as primeiras a solicitar a Vila Olímpica para treinar suas equipes olímpicas. Pelas modernas instalações do centro esportivo, a Seleção Brasileira de Nado Sincronizado solicitou a Vila Olímpica Ronaldo Marinho para um longo período de treinamento em 2015, visando à preparação para as Olimpíadas 2016. O pedido foi encaminhado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), reivindicando o uso do novo parque aquático e da sala de ginástica própria para esportes aquáticos, a serem utilizados entre os meses de maio e setembro do próximo ano. A delegação deverá ser formada por mais de 30 pessoas, entre atletas, técnicos, coreógrafos e dirigentes.

Estados Unidos – O Parque Aquático da Vila Olímpica Ronaldo Marinho também despertou interesse da seleção norte-americana de salto ornamentais. As atletas campeãs mundiais e olímpicas querem treinar na capital paraibana para os Jogos Olímpicos de 2016 que serão realizados no Rio de Janeiro. O diretor da seleção norte americana de saltos ornamentais, Steve Foley, se reuniu esta semana com o secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Tibério Limeira, para discutir o assunto.

Espanha - O presidente da Federação Paraibana de Desportos Aquáticos (FPDA), Antônio Meira, informou nesta sexta-feira (21) que a Seleção Olímpica de Natação da Espanha, acaba de pedir o parque aquático para treinar no período de 5 a 12 de abril de 2015.