Fale Conosco

16 de junho de 2014

Governo realiza projeto “Contação Itinerante” na cidade de Ouro Velho



Com o objetivo de despertar o gosto pela leitura desde a infância, o projeto “Contação Itinerante” chega ao município de Ouro Velho nesta quarta-feira (18). A ação acontece a partir das 14h, na Biblioteca Pública Joana Donila Cabral e se destina a crianças e adolescentes. O ator e escritor Heráclito Cardoso é quem vai comandar a atividade.

O projeto é uma iniciativa da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), que nesta edição conta com a parceria da prefeitura de Ouro Velho e da Associação Sócio-Cultural Raízes de Ouro. A proposta é levar às unidades ligadas ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Paraíba (SEBP-PB) contadores de histórias, permitindo um mergulho no universo da literatura infantil. O objetivo é despertar o interesse pelo hábito da leitura desde a infância. A expectativa é que a cada mês, dois municípios sejam contemplados com a ação. A estreia aconteceu no município de Frei Martinho, localizado na região do Seridó.

A proposta é levar o encantado universo da contação de histórias para as bibliotecas públicas, com objetivo de dinamizar este espaço, às vezes pouco ou subutilizado, e por meio dessa ação, aproximar a comunidade das bibliotecas públicas, tendo em vista que em muitos municípios é o único equipamento cultural disponível à população”, esclarece a diretora da Biblioteca Juarez da Gama Batista, Cybelle Macedo, que também é responsável por coordenar o SEBP-PB.

A importância do projeto está na vivência do público-alvo com a leitura de forma interativa, onde o participante não só ajuda a contar a história como passa a fazer parte dela a partir da dramatização do texto. A técnica cria uma ponte entre a escola e a biblioteca, construindo sua sintonia com o mundo e a leitura convencional.