João Pessoa
Feed de Notícias

Feira do Brinquedo Popular tem início nesta sexta-feira na Capital

terça-feira, 16 de outubro de 2012 - 15:46 - Fotos:  Vall França/Secom-PB

Foto: Francisco França/Secom-PB

Peões, mamulengos, petecas e  bonecas de pano. Mesmo com as inovações tecnológicas, os brinquedos populares ainda fascinam crianças e adultos pela simplicidade e criatividade. Em comemoração ao mês das crianças, o Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) vai promover  a 5ª Feira do Brinquedo Popular  ( Brincarte),  entre os dias 19  (sexta-feira)  a  24 (quarta-feira), na Praça de Eventos do Shopping Manaíra, em João Pessoa.

A feira irá expor trabalhos de 20 artesãos, dispostos em barracas com diversos tipos de brinquedos, que também serão comercializados. Além de conhecer esse universo infantil, os pais terão mais uma opção para presentearem os filhos com peças que carregam a identidade cultural paraibana.

De acordo com Ladjane Barbosa, gestora do Programa de Artesanato da Paraíba, o evento é realizado tradicionalmente no mês da criança e sempre recebe um bom público. “A ideia é resgatar a tradição dos brinquedos populares, como forma de fortalecer nossa cultura não só com os adultos, mas principalmente com as crianças. Curiosamente, todos esses brinquedos antigos são novidade para elas, por isso elas ficam tão encantadas”, afirma.

Na Feira, a criançada poderá se divertir no mini-cinema, com sessões de filmes infantis, e assistir a shows de mamulengos e ventríloquos, às 17h e às 19h, durante todos os seis dias de evento. O acesso é gratuito.

A Feira do Brinquedo Popular é uma realização do Governo do Estado e conta com o apoio do Sebrae. O Programa de Artesanato da Paraíba é vinculado à Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba e coordenado pela primeira-dama Pâmela Bório.