Fale Conosco

5 de novembro de 2012

500 paratletas participam dos XXII Jogos para Pessoa com Deficiência



05.11.12 abertura jogos funad - fotos joao francisco secom pb (7)Até o dia 12 deste mês, 500 paratletas de  23 escolas e entidades estão participando dos XXII Jogos Paraibanos para Pessoa com Deficiência, promovidos pela Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad). A abertura aconteceu na tarde desta segunda-feira (5), com a realização de desfile dos participantes, hasteamento das bandeiras e o acendimento da tocha pelo paratleta Joeferson Marinho.

Na ocasião, a secretária da Educação, Márcia Lucena, representando o governador Ricardo Coutinho, saudou os participantes e anunciou que estão sendo adquiridos equipamentos esportivos voltados para as diferentes necessidades, que vão favorecer os jogos para pessoas com deficiência que estudam nas escolas da rede estadual de ensino.

Márcia Lucena parabenizou os paratletas, as entidades e as prefeituras envolvidas, acrescentando que os jogos são fundamentais e estão dentro da política de inclusão traçada pela atual gestão.  “O Governo do Estado dá um sinal positivo à importância dessas pessoas e dessa política, por acreditar que essa diferença nos aproxima, nos iguala”, afirmou, ao dar as boas vindas aos paratletas.

05.11.12 abertura jogos funad - fotos joao francisco secom pb (23)Para a presidente da Funad, Simone Jordão, os jogos são importantes para o esporte paraolímpico dentro do Estado. “Estamos aqui reunindo inúmeras entidades e associações, com o objetivo de fortalecer o esporte paraolímpico dentro do Estado”, enfatizou.

Participante dos jogos da Funad, Maria Eduarda Santos da Silva tem 11  anos e já ganhou medalhas de ouro e prata nos Jogos Para-escolares Brasileiros, realizados em São  Paulo. Ela mora em Sapé e estuda na Escola Estadual Gentil Luiz. “Eu participo todos os anos desses jogos e estou tentando incentivar meus amigos a participarem”, declarou. Maria Eduarda pratica atletismo nas modalidades 100 metros, 300 metros e arremesso de pelota.

O professor e paratleta Roberto Ferreira de Oliveira, medalha de prata nas Olimpíadas de Londres esse ano, prestigiou a abertura dos XXII Jogos Paraibanos para Pessoas com Deficiência. Ele joga Goalball, modalidade específica para cegos. No ano passado, ele conquistou medalha de ouro. “É a partir desses jogos que a gente pode descobrir novos talentos para o desporto. Com certeza aqui tem muitos alunos com potencial”, afirmou.

05.11.12 abertura jogos funad - fotos joao francisco secom pb (30)Os jogos – Os paratletas vão disputar medalhas em quatro modalidades: atletismo, voleibol, bocha e futsal. As competições acontecerão na Funad, Vila Olímpica, Ronaldo Marinho e Colégio Sesquicentenário, nos dois turnos. Durante os dias dos jogos, a Funad vai trabalhar com as equipes técnicas e reabilitadores, garantindo a infraestrutura e apoio aos participantes.

O evento tem apoio da Secretaria de Esporte Juventude e Lazer do Estado. Entidades ligadas  ao trabalho voltado para a pessoa com deficiência participaram da abertura dos jogos. Todo o trabalho é conduzido pelo Núcleo  de Educação Física e Desporto (NED) da Funad.