João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba vai sediar Conferência Brasil 3.0 no mês de dezembro

quarta-feira, 22 de agosto de 2012 - 19:08 - Fotos:  Kleide Teixeira/Secom-PB

Foto: Kleide Teixeira/Secom-PB

A partir de uma cooperação bilateral entre Brasil e Canadá, a Paraíba vai sediar a Conferência Brasil 3.0, evento focado na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que acontecerá nos dias 3 e 4 de dezembro na Estação Ciência Cabo Branco, em João Pessoa. O Ministério das Relações Exteriores apresentou a proposta aos estados e o governador Ricardo Coutinho prontamente aceitou o desafio de colaborar com os demais parceiros públicos e privados para que a conferência nacional se realize na capital paraibana. O evento terá  a participação de 500 especialistas.

No início da tarde desta quarta-feira (22), no Palácio da Redenção, o governador Ricardo Coutinho recebeu a visita do secretário-chefe da Divisão da Sociedade da Informação do Itamaraty, Franklin Netto, que tratou sobre os preparativos da Conferência Brasil 3.0. O diplomata afirmou que o encontro foi produtivo e que o governador reafirmou o compromisso do Governo da Paraíba em apoiar o evento, que trará a João Pessoa especialistas em TIC de todo o país dos setores privados e públicos, além de uma comitiva de empresários canadenses.

“Essa conferência abre uma vertente muito importante numa área de ponta com oportunidades tanto para a academia quanto para o setor privado objetivando prover maiores mecanismos de bem estar para a população”, disse o representante do Itamaraty.

A secretária executiva de Estado da Ciência e Tecnologia, Francilene Procópio Garcia, disse  que o Canadá tem um programa similar que acontece há cinco anos e tem como ênfase associar programas de governo em parceria com a iniciativa privada de maneira que sejam constituídos programas que envolvam a academia, os governos e empresas na construção de ações que de fato utilizem da melhor forma possível a internet e as mídias digitais para melhor qualificar o impacto que elas têm na vida dos cidadãos brasileiros.  “Esta conferência é a primeira de uma série e vai ter a expressiva participação e apoio do Governo da Paraíba”, declarou. A ideia é que o Estado se torne a sede do evento no Brasil.

A secretária acrescentou que os empresários canadenses e brasileiros participantes do evento conhecerão o potencial da Paraíba e poderão decidir por investir aqui no Estado. Ela ressaltou a decisão do governador em colocar o Governo do Estado como um dos parceiros da Conferência Brasil 3.0.

Ainda participaram da audiência o secretário executivo de Estado do Meio Ambiente, Cristiano Zenaide; o secretário executivo da Indústria e Comércio, Marcos Procópio; o presidente da Fundação de Apoio à  Pesquisa da Paraíba (Fapesq), Cláudio Furtado; e o presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID), Percival Henriques.