Fale Conosco

17 de outubro de 2012

Oficina de Gestores é encerrada em Campina Grande



Aproximadamente 300 profissionais participam das “Oficinas de Gestores: Gerindo Recursos, Fortalecendo a Prática Democrática” no Day Camp Hotel em Campina Grande. O evento que teve início nesta terça-feira (16) e será encerrado nesta quarta-feira (17) é promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE). As oficinas tiveram início no dia 17 de setembro e durante um mês foram realizadas nas sedes das 14 Gerências Regionais de Educação (GRE) do Estado.

Organizada pela Gerência de Programas de Fortalecimento da Escola (Gprofesc) e pela Gerência de Acompanhamento da Gestão Escolar (Geage), as oficinas capacitaram 1.855 profissionais de educação das 804 escolas da rede estadual de ensino, incluindo gestores e presidentes de conselhos escolares.

De acordo com a gerente de Programas de Fortalecimento da Escola, Ednalva Alves, o objetivo é fortalecer a gestão democrática das escolas públicas estaduais nos aspectos pedagógico, administrativo e financeiro. As oficinas estão sendo ministradas por técnicos da SEE, abordando os temas: Fundamentação conceitual e legal do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE); O passo a passo da execução dos recursos: exercícios práticos da execução e prestação de contas por meio de simulações; Orientações sobre as obrigações tributárias e sociais dos Conselhos Escolares.

Gerente da 3ª Regional de Educação, Terezinha Figueiredo explicou que uma das preocupações discutidas no evento é com o setor pedagógico, que visa melhorar a avaliação dos alunos e proporcionar um bom desempenho para os professores. “As oficinas ainda tem como objetivo levar novas informações para desafogar o acumulo de trabalho do diretor e presidentes do conselhos para proporcionar uma gestão mais participativa com excelentes resultados” observou.

Para o professor Rivaldo Vieira da Silva, diretor da Escola Monsenhor Sales, localizada no distrito de Galante, o encontro trouxe muito esclarecimento para formação continuada e também para tirar dúvidas sobre a prestação de contas da escola. Já a professora Joene de Macedo Alves, do CAIC José Joffily, destacou a oportunidade para ampliar os conhecimentos. “Um momento como este é muito importante para nós, pois tira todas as dúvidas que necessitamos como gestores”, afirmou.