Fale Conosco

19 de fevereiro de 2016

2º Circuito Cultural do Conde tem parceria da Funesc e da PBTur



A Associação do Turismo da Costa do Conde (ATCC), Sebrae-PB e Vila do Artesão realizam neste sábado (20), a partir das 16h, o 2º Circuito Cultural do Conde. O evento incentivar e valorizar as manifestações culturais do litoral Sul junto aos moradores e. Esta segunda edição acontece nas dependências do Museu Quilombola do Gurugi, no sítio Ipiranga. O governo do Estado, por intermédio da Funesc e da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), apóia esta iniciativa.

A presidente da ATCC, Vania Domingues, informa que a primeira edição ocorreu no último dia 30 de janeiro e teve ótima repercussão entre os moradores da Costa do Conde e visitantes. “Foi um sucesso. Queremos mostrar a riqueza que temos para oferecer e também como usá-la em favor do crescimento da comunidade, através dos turistas que visitam e assistem as apresentações de dança e conhecem nossa gastronomia”, explicou.

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, disse que o litoral sul paraibano é rico em belezas naturais, mas que as manifestações culturais de seus moradores não são conhecidas pelos turistas. “É mais um produto turístico que está sendo desenvolvido no Conde e por isso estamos apoiando esta iniciativa dos empreendedores e moradores. O turista precisa saber que além das belas praias ele pode ir visitar um quilombo, conhecer a senhora que produz doces caseiros e dançar um Coco de Roda, por exemplo. Isso sem falar na elevação da autoestima dos moradores”, disse a executiva paraibana.

Programação – De acordo com Vania Rodrigues, o Circuito Cultural do Conde tem uma programação definida para os próximos três meses. O evento vai ser realizado uma vez por mês: Jacumã (março), Mituaçu (abril) e Bairro Pousado (maio).

“No bairro Pousada a intenção é gerar uma integração maior com a comunidade, que é muito carente. Temos o propósito de atrair a juventude para esses eventos”, disse. Além da música, o Circuito Cultural tem a participação de artesãos, doceiras e quilombolas.