João Pessoa
Feed de Notícias

2ª Semana da Agricultura encerrada em clima de festa, em Campina Grande

terça-feira, 31 de julho de 2012 - 17:49 - Fotos:  Claudio Goes/Secom-PB

Foto: Clauido Goes/Secom-PB

A 2ª Semana da Agricultura foi encerrada nesta terça-feira (31), na regional da Emater, em Campina Grande, com a realização de uma feira com produtos da agricultura familiar, apresentações culturais e homenagens em alusão ao dia do agricultor. Representantes das instituições que lidam com agricultura no Estado estiveram presentes, além de agricultores familiares de todas as regiões da Paraíba.

O presidente da Emater, Geovanni Medeiros, abriu a solenidade, manifestando sua satisfação em participar das homenagens ao agricultor familiar. “Nós temos a enorme felicidade de participar dessa festa que homenageia o agricultor familiar, que é o responsável por colocar a comida na mesa da população”, comentou. A abertura do evento contou com uma benção especial do Padre Ranieri, de Campina Grande, a todos os agricultores presentes.

Estandes com produtos da agricultura familiar divulgaram o trabalho de cooperativas e associações de vários municípios do Estado. “É uma oportunidade maravilhosa que a gente tem de dar visibilidade à nossa produção, que antes ficava escondida, e que agora a gente pode mostrar a qualidade desenvolvida no nosso trabalho”, afirmou Maria da Luz, da Associação dos Produtores Rurais de Mandioca do Território da Borborema (APmandioca), da cidade de Puxinanã. Serviços de atendimento à saúde, como aferimento da pressão e da taxa de glicose, foram disponibilizados pela Secretaria de Saúde do município de Campina Grande durante a festa.

Na exposição dos produtos era possível encontrar o artesanato dos municípios de Santa Cecília, Massaranduba e Caturité, a produção de flores da Associação de Desenvolvimento de Macacos e Furnas (Adesmaf), os vegetais agroecológicos de Alcantil e os produtos desenvolvidos pela Cooperativa Agropecuária do Cariri (Coapecal), pela escola rural de Caturité,  e pela Usina de Beneficiamento de Leite de Cabra de Cabaceiras. “A gente se junta e dá vista do que a gente produz”, comentou a agricultura Odete Paulino.

Foto: Secom-PB

Homenagens – As homenagens aos agricultores começaram com a apresentação da “Ave Maria Sertaneja”, pelas crianças da Escola Santo Antônio, cantoria regional do poeta e músico de Caturité, Gilberto José, com seus versos no improviso, e terminaram com o tradicional concurso de forró pé de serra. Vários prêmios foram sorteados durante a festa pelas regionais da Emater. “O dia de hoje é para a gente comemorar e registrar a importância do agricultor na nossa sociedade”, afirmou Geovanni Medeiros.

As atividades da 2ª Semana da Agricultura foram realizadas pela Secretária de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, em parceria com suas vinculadas Empasa, Emater, Emepa e Interpa.