Fale Conosco

31 de julho de 2012

2ª Semana da Agricultura encerrada em clima de festa, em Campina Grande



dia do africultor emater promove atividades em campina foto claudio goes 15 Foto: Clauido Goes/Secom-PB

A 2ª Semana da Agricultura foi encerrada nesta terça-feira (31), na regional da Emater, em Campina Grande, com a realização de uma feira com produtos da agricultura familiar, apresentações culturais e homenagens em alusão ao dia do agricultor. Representantes das instituições que lidam com agricultura no Estado estiveram presentes, além de agricultores familiares de todas as regiões da Paraíba.

O presidente da Emater, Geovanni Medeiros, abriu a solenidade, manifestando sua satisfação em participar das homenagens ao agricultor familiar. “Nós temos a enorme felicidade de participar dessa festa que homenageia o agricultor familiar, que é o responsável por colocar a comida na mesa da população”, comentou. A abertura do evento contou com uma benção especial do Padre Ranieri, de Campina Grande, a todos os agricultores presentes.

Estandes com produtos da agricultura familiar divulgaram o trabalho de cooperativas e associações de vários municípios do Estado. “É uma oportunidade maravilhosa que a gente tem de dar visibilidade à nossa produção, que antes ficava escondida, e que agora a gente pode mostrar a qualidade desenvolvida no nosso trabalho”, afirmou Maria da Luz, da Associação dos Produtores Rurais de Mandioca do Território da Borborema (APmandioca), da cidade de Puxinanã. Serviços de atendimento à saúde, como aferimento da pressão e da taxa de glicose, foram disponibilizados pela Secretaria de Saúde do município de Campina Grande durante a festa.

Na exposição dos produtos era possível encontrar o artesanato dos municípios de Santa Cecília, Massaranduba e Caturité, a produção de flores da Associação de Desenvolvimento de Macacos e Furnas (Adesmaf), os vegetais agroecológicos de Alcantil e os produtos desenvolvidos pela Cooperativa Agropecuária do Cariri (Coapecal), pela escola rural de Caturité,  e pela Usina de Beneficiamento de Leite de Cabra de Cabaceiras. “A gente se junta e dá vista do que a gente produz”, comentou a agricultura Odete Paulino.

dia do africultor emater promove atividades em campina foto claudio goes 7 Foto: Secom-PB

Homenagens – As homenagens aos agricultores começaram com a apresentação da “Ave Maria Sertaneja”, pelas crianças da Escola Santo Antônio, cantoria regional do poeta e músico de Caturité, Gilberto José, com seus versos no improviso, e terminaram com o tradicional concurso de forró pé de serra. Vários prêmios foram sorteados durante a festa pelas regionais da Emater. “O dia de hoje é para a gente comemorar e registrar a importância do agricultor na nossa sociedade”, afirmou Geovanni Medeiros.

As atividades da 2ª Semana da Agricultura foram realizadas pela Secretária de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, em parceria com suas vinculadas Empasa, Emater, Emepa e Interpa.