Fale Conosco

2 de abril de 2012

26,5% dos casos suspeitos de dengue notificados foram descartados



Do total de 904 casos suspeitos de dengue notificados à Secretaria de Estado da Saúde (SES), 240 (26,5%) já foram descartados, conforme revela o boletim da 13ª semana epidemiológica. Em comparação com o mesmo período de 2011, quando foram notificados 5.363 casos suspeitos, observa-se uma redução de 83,2 % neste ano.

Do total de casos notificados em 2012, 130 já foram confirmados como dengue clássica, quatro como dengue com complicações (DCC) e quatro como febre hemorrágica da dengue (FHD). O percentual de confirmação é de 15,2 % dos casos notificados.

As gerências de Vigilância em Saúde (Gevs) e de Vigilância Ambiental da SES continuam realizando as visitas técnicas nos 35 municípios que tiveram seus planos de contingência aprovados pelo Ministério da Saúde, que garantiu repasse adicional de R$ 1,5 milhão para combater a doença. No país, 1.159 cidades foram selecionadas. A medida permitiu que os municípios recebessem 20% a mais sobre os repasses regulares do Teto de Vigilância e Promoção à Saúde.

As equipes da SES já visitaram as cidades de Cabedelo, Bayeux, Campina Grande, Santa Rita, Conde e Lucena. Nos dias 11, 12 e 13 deste mês serão visitados os municípios de Caturité, Montadas e Livramento, todos integrantes da 3ª Gerência Regional de Saúde (GRS). A SES ainda negociou com a administração das Secretarias Municipais de Saúde (SMS), das regiões do Sertão e Alto Sertão, os prazos de concessão de férias dos agentes sanitários.

“Geralmente as prefeituras davam férias a esses profissionais nos primeiros meses do ano, que correspondem justamente ao período em que aumentam as chuvas e a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Por isso pedimos que eles adiassem ou antecipassem um pouco o período de férias dos servidores ligados à saúde, em especial os agentes sanitários”, comentou o chefe do Núcleo de Fatores Biológicos da Secretaria de Estado da Saúde, Antônio Neto.

Para acelerar as visitas e acompanhamento das atividades desenvolvidas nos municípios contemplados pelo recurso extra do Ministério da Saúde, a SES vai capacitar os profissionais das GRSs para que façam as visitas nos municípios de suas regiões. “Vamos capacitar os profissionais das gerências para utilizar o instrumento de avaliação das atividades executadas no plano de contingência para que possamos ter o acompanhamento das ações de todas as cidades até o final do primeiro semestre”, explicou a gerente operacional de Vigilância Ambiental, Djanira Lucena de Araújo.

Dados

Casos notificados – 904

Dengue clássica – 130

Dengue com complicações – 04

Febre hemorrágica da dengue – 04

Óbitos por dengue – 00

Descartados – 240

Em investigação – 526