João Pessoa
Feed de Notícias

2ª ‘Caminhada da Natureza’ será realizada neste domingo (27) em Gurinhém

terça-feira, 22 de junho de 2010 - 13:40 - Fotos: 
Famílias das Comunidades Serra do Catolé e Uruçu, localizadas na zona rural de Gurinhém, estão apostando no Turismo Rural como alternativa de renda e troca de conhecimentos com as pessoas que vivem no meio urbano.

Com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), realizam no próximo domingo (27), a partir das 8h, a 2ª ‘Caminhada da Natureza’ com a participação estimada de 150 pessoas, entre moradores das duas comunidades que farão o percurso de 8 km de caminhada e outros adeptos de trilhas rurais.

De acordo com o engenheiro florestal da Emater-PB, Robi Tabolka, a empresa vem apoiando as duas comunidades neste tipo de iniciativa desde o ano passado, por entender e acreditar que o Turismo Rural pode melhorar as relações entre o homem que vive no campo e na cidade, através da partilha de saberes, como também melhorar as condições sócio-econômicas na zona rural.

 “A caminhada ainda é uma forma de despertar nos participantes, o interesse pelas questões ambientais, comparando áreas com e sem florestas, espécies representativas nativas e exóticas da flora, assim como perceber a diferença entre os biomas Caatinga e Mata Atlântica”, disse.

Além de ser responsável pelo georreferenciamento para mapear os pontos que serão percorridos na trilha, a Emater-PB também mobilizou os agricultores, orientou na seleção dos produtos que serão comercializados ao longo do percurso, preparou um material educativo com a descrição de espécies representativas da flora local que será utilizado pelos agricultores na caminhada, entre outros.

Concentração será na capela da Comunidade Uruçu

O ritual da trilha ecológica tem início com a concentração dos participantes na capela da Comunidade Uruçu, que poderão fazer a inscrição no local. Na programação, será oferecido um café da manhã, bênção pelo pároco da localidade e alongamento. No final da caminhada será servido um almoço que terá um custo de R$ 10,00.]

O Riacho Chorona, Gruta do Morais, Lajedo da Creuza e Pedra do Urubu com 403 metros de altitude fazem parte de desafios daqueles que trocaram a rotina da cidade para apreciar e provar a autenticidade da natureza.

Maria Amélia da Silva faz parte do comitê mobilizador da Associação dos Moradores da Comunidade Uruçu e adiantou que os agricultores das localidades estão animados com o sucesso do primeiro evento no ano passado, e agora, esperam que seja repetido este ano com a segunda caminhada. “Durante o percurso, eles disponibilizam para a venda, produtos como: água de coco, milho verde, jerimum, ovos de capoeira, tapioca, entre outros”, revelou.

Ela destacou que a iniciativa é uma maneira de valorização das comunidades, divulgação dos trabalhos realizados e integração entre os dois mundos: rural e urbano. “A cada ano que passa, investimos na qualidade e diversidade dos produtos oferecidos”, disse.

O Turismo Rural é uma das atividades que faz parte das 15 Redes Temáticas de Assistência Técnica e Extensão Rural incentivadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Emater-PB para estimular a geração de emprego e renda com os agricultores de base familiar na Paraíba.

Realizado pelas duas comunidades, o evento está credenciado no calendário anual da Confederação Brasileira de Caminhadas, Esportes Não Competitivos e Inclusão Social (Anda Brasil) e conta com o apoio da Federação Internacional de Esportes Não Populares (IVV), Emater-PB, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Gurinhém, Comitê de Entidades no Combate a Fome e pela Vida (Coep) e Prefeitura Municipal.

 

Da Assessoria de Imprensa da Emater-PB