João Pessoa
Feed de Notícias

1ª Regional de Saúde realiza oficina sobre ações de controle da tuberculose

sexta-feira, 5 de julho de 2013 - 18:29 - Fotos:  Ricardo Puppe

A 1ª Gerência Regional de Saúde (GRS) promoveu, em parceria com o Núcleo de Doenças Endêmicas da Secretaria de Estado da Saúde (SES), uma Oficina de Avaliação e Monitoramento nas Ações de Controle da Tuberculose para coordenadores da Atenção Básica, Vigilância em Saúde e digitadores dos 25 municípios pertencentes a essa gerência.

A oficina foi realizada de 1 a 5 de junho, na sede da 1ª GRS, em João Pessoa, com o objetivo de assegurar o diagnóstico oportuno dos casos de tuberculose mediante investigação dos sintomáticos respiratórios e avaliação dos contatos, assim como monitoramento e avaliação do Sistema de Informação Sinan-Net, para melhorar os indicadores operacionais da tuberculose. O evento contou com a participação de cinco municípios por dia, ou seja, aproximadamente 20 profissionais.

Segundo a chefe do Núcleo de Doenças Endêmicas da SES, Mauricélia Holmes, os municípios que compreendem a 1ª GRS apresentam o maior número de casos de tuberculose de todo Estado. “A cada ano a Paraíba apresenta cerca de 1.200 casos da doença, sendo que de 40% a 50% dos casos do Estado são nos municípios da 1ª GRS, então a gente percebeu que devemos ter esse olhar diferenciado para esta gerência, com a preocupação de melhorarmos cada dia mais o diagnóstico e tratamento nesses municípios”, disse.

A Oficina de Avaliação e Monitoramento nas Ações de Controle da Tuberculose foi conduzida por técnicas da SES e da 1ª Gerência. De acordo com Jassiara Morais, gerente da regional de saúde, a participação foi de 100% dos municípios da 1ª Região e 14ª Região de Saúde.