João Pessoa
Feed de Notícias

.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010 - 16:42 - Fotos: 
O governador José Maranhão visitou, na manhã desta quarta-feira (29), o campus VIII da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, em sua terra natal, Araruna. Na companhia da prefeita Wilma Maranhão, do secretário executivo do Desenvolvimento Humano, Padre Nilson Nunes, do deputado federal eleito Benjamin Maranhão, prefeitos, vereadores e demais lideranças da região, o governador conheceu as instalações do campus: auditório, salas de aula, laboratório de informática, laboratório de Ciências, biblioteca e bloco administrativo.

Maranhão afirmou que a satisfação é redobrada por a cidade onde ele nasceu sediar importante universidade e pela construção do prédio e implantação do campus terem ocorrido em sua administração. O governador destacou que o campus de Araruna mostra o esforço que a UEPB está fazendo em interiorizar suas ações, democratizando sua expansão. “É muito bom que isto aconteça porque a presença da universidade nas cidades do interior, além de ser um fato indutor do progresso, do desenvolvimento econômico e intelectual da população, é também um fator de justiça social”, disse.

O governador ressaltou que durante toda sua vida pública sempre defendeu a prevalência do ensino público e sobretudo o ensino superior. “Isto acontecendo na minha terra me deixa feliz. Primeiro porque eu estou vendo aqui uma prática que sempre defendi: a interiorização do ensino superior. Depois porque isso está acontecendo na nossa gestão graças a nossa boa convivência com a UEPB, que apesar de ser autônoma, mantém conosco boas parcerias”, declarou Maranhão.

José Maranhão aumentou o orçamento da UEPB e enviou à  Assembleia Legislativa  uma Lei que fixa o percentual de custeio das atividades acadêmicas e administrativas com base na Receita Corrente Líquida, que é uma forma mais justa de remunerar as atividades da universidade. Dessa maneira, todas as vezes que o estado arrecadar mais, a UEPB crescerá mais. Maranhão acredita que em 2011 os deputados estaduais deverão aprovar a Lei.

A prefeita de Araruna, Wilma Maranhão, revelou que a Universidade Estadual da Paraíba está modificando a cidade, Araruna agora é uma cidade universitária e será importante polo de ensino superior na região, com benefícios inclusive a estudantes de cidades do Brejo e Curimataú, além de municípios do Rio Grande do Norte. O deputado federal eleito Benjamin Maranhão disse que, de fato, a chegada da UEPB em Araruna é uma revolução, melhorando a cultura, a saúde, e gerando mais empregos e renda na região.

A reitora da UEPB, Marlene Alves, informou que o campus tem três cursos: Engenharia Civil, Odontologia e Ciências da Natureza, nos turnos da manhã e tarde, com 130 alunos. A universidade vai concluir dois blocos e construirá os laboratórios para os cursos de Engenharia e Ciências da Natureza. Na sequência, haverá vagas para o turno da noite.

Em Araruna José Maranhão também inaugurou a reforma da Escola Estadual de Ensino Fundamental ‘Targino Pereira’, escola onde o governador cursou o primário. Maranhão inspecionou ainda as obras do estádio de futebol Demóstenes  Cunha Lima.

Josélio Carneiro, com fotos de Walter Rafael, da Secom-PB