João Pessoa
Feed de Notícias

.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010 - 20:00 - Fotos: 
O governador José Maranhão inaugurou, no final da tarde desta terça-feira (28), a pista de pouso e decolagem do aeroporto de Cajazeiras, obra solicitada pelo empresariado local e de outros municípios da região. Várias autoridades participaram da solenidade, entre elas o prefeito Léo Abreu, deputados Jeová Campos e Vituriano de Abreu (eleito); senador eleito Wilson Santiago e principalmente familiares do professor Pedro Vieira Moreira, que dá nome ao aeroporto. À noite, Maranhão inaugurou o balizamento noturno do aeródromo de Sousa.

Ao chegar ao aeroporto, o governador descerrou a placa e depois assinou a ordem de serviço para a construção do Terminal de Passageiros, obra que custará ao Tesouro Estadual mais de R$ 200 mil e terá a construtora Cristo Rei como responsável.

O aeroporto de Cajazeiras, distante cerca de quatro quilômetros do centro da cidade, está localizado numa área da Fazenda Vale Verde pertencente ao médico sanitarista, clínico geral e pneumologista José Maria Moreira, que fez a doação do terreno. A via de acesso a BR-230 recebeu o nome de Mariá Moreira Vieira, mãe do médico.

O campo de pouso possui 1600 metros de cumprimento por 30 de largura. Foram investidos mais de R$ 4 milhões na construção, parte pela adminsitração direta do Departamento de Estrada e Rodagem (DER) e a construtora Centro Minas. Foram realizados a construção de sub-base e base, execução do revistimento em concreto asfáltico da pista de pouso e deecolagem e do pátio de estacionamento e sinalização horizontal termoplástica da pista.

Além da aeronave que pousou na pista do aeroporto nesta terça-feira, também pousaram um avião a jato prefixo PP-JCF pertencente ao empresário João Claudino e outro do senador eleito Wilson Santiago.

Em pronunciamento, o sanitarista José Maria Moreira disse que o terreno já havia sido doado à Prefeitura Municipal desde a gestão de Carlos Antônio, mas somente agora na gestão do governador José Maranhão a obra foi concretizada. Ele disse que o aeroporto era uma necessidade, pois Cajazeiras é um polo importante para a região, possui duas faculdades particulares e uma universidade e uma grande atividade empresarial e econômica.

Já o prefeito Léo Abreu disse que a obra representa o desejo do crescimento de Cajazeiras, somente possível através dos empresários que solicitaram o empreendimento ao governador e o “sonho está sendo concretizado”, enfatizou.

Léo fez um rápido relato dos investimentos do Governo do Estado, na atual gestão para Cajazeiras, citando obras nas áreas da saúde, segurança, social e infraestrutura e lembrou que o governador realizou a distribuição de 17 toneladas de sementes de feijão e milho para os produtores cadastrados.

O governador José Maranhão também fez um breve relato dos vários investimentos do estado, não só em Cajazeiras como em todas as regiões da Paraíba, destacando o pedido dos empresários no início do seu governo para a construção do aeroporto. A obra, disse, vai beneficar também empresários do Rio Grande do Norte e Ceará, pois o aeroporto tem capacidade para pouso e decolagem de aeronaves de grande porte. E concluiu: “Com o advento do petróleo esse empreendimento vai ter um papel importante para a economia da região”.

José Cardoso, com fotos de Evandro Pereira