João Pessoa
Feed de Notícias

15ª Mostra de Teatro e Dança da Funesc começa neste sábado

sexta-feira, 20 de novembro de 2009 - 12:29 - Fotos: 

Tem início neste sábado (21) a 15ª Mostra Estadual de Teatro e Dança promovido pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). Durante oito dias, 44 espetáculos das cidades de João Pessoa, Areia, Itabaiana, Cajazeiras, Santa Rita, Campina Grande, Solânea, Cabedelo, Juripiranga e Lucena se apresentam no palco do teatro Santa Roza para um júri, que irá selecionar os melhores do teatro e da dança. A 15ª Mostra Estadual de Teatro e Dança integra as programações pelos 120 anos do Santa Roza e além das produções paraibanas, haverá oficinas e shows musicais.

A solenidade de abertura está marcada para as 18h30, seguida pela apresentação de seis espetáculos de teatro e dança no palco do teatro e no Bar dos Artistas, além de um show musical. Uma programação especial será desenvolvida no dia 27, penúltima noite do evento, com a entrega do prêmio ‘120 Anos do Teatro Santa Roza’, exibição do documentário sobre a casa de espetáculos e show com o músico, cantor, ator e dançarino pernambucano Antônio Nóbrega. No encerramento, dia 28, o público poderá conferir quatro espetáculos e debates sobre eles, a entrega de prêmios e show de encerramento com ‘Trem das Onze’.
 
Até o dia 26 haverá uma média de seis espetáculos por noite, sempre encerrando com uma apresentação musical. No período de 22 a 28, a partir das 09h, serão realizadas oficinas de teatro – ministradas por nomes como o de Pedro Pires (SP), da Cia. do Feijão, responsável por espetáculos como “Mire Veja”, Helder Vasconcelos (PE), músico ator e dançarino, ex-integrante da banda pernambucana Mestre Ambrósio – e de dança, com a professora e bailarina Rita Aquino (BA). A oficina sobre criação corporal em teatro e dança terá a premiada professora Valéria Vicente (PE) como ministrante.
 
Os debates acontecem de 22 a 27, nas salas de dança do Santa Roza, sempre a partir das 14h, com Rita Aquino (BA) e Valéria Vicente (PE), na área de dança, e Pedro Pires (SP) e Adriana Fernandes (MG), de teatro. A mostra conta ainda com a realização de duas mesas redondas, programadas para o dia 28 deste mês. Às 14h, o tema será direitos autorais, que terá Guilherme Amaral (SP), da Associação Brasileira de Música e Artes (ABRAMUS), como conferencista, e Diógenes Maciel, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), como mediador. Às 16h, a mesa será sobre a construção e fortalecimento dos fóruns, com a bailarina Ângela Navarro e Vant, da Tribo Ethnos, representando a dança, e os atores Buda Lira, Fernando Teixeira e Márcio Marciano, da área de teatro. 
 
Para a coordenadora de Artes Cênicas da Funesc, Fabíola Morais, a mostra é um evento especial para a cultura. “É um momento em que os grupos fazem trocas de experiência estética e de gestão. Um momento que as pessoas têm para refletir sobre sua produção e também uma oportunidade da gente traçar um perfil da produção do Estado”, afirmou.

Assessoria de Imprensa da Funesc