Fale Conosco

1 de setembro de 2016

Governo divulga resultado preliminar dos selecionados no Gira Mundo Finlândia



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), divulgou nessa quarta-feira (31) a relação dos 20 professores selecionados no resultado preliminar do programa de intercâmbio internacional Gira Mundo Finlândia. A professora Izabelly Dutra Fernandes, que obteve uma média de 9,30, é a primeira colocada no processo seletivo. Foram aprovados candidatos aptos em proficiência, classificados de acordo com as vagas ofertadas por macrorregiões do Estado, tais como: Agreste, Sertão e Zona da Mata.

Participaram da seleção professores efetivos da Rede Estadual de Ensino da Paraíba que fizeram sua inscrição para concorrer a bolsas do Programa Gira Mundo Finlândia, na modalidade Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Exterior Júnior – DEJ.

O programa é fruto de parceria entre a Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq) e a Secretaria de Estado da Educação (SEE) com a Finlândia, com o objetivo de levar professores da rede estadual de ensino da Paraíba para desenvolverem atividades na Universidade de Ciências Aplicadas de Häme (HAMK – Häme Uiversity of Applied Sciences), na cidade de Hämeenlinna, na Finlândia. Serão concedidas 20 bolsas, num investimento da ordem de R$ 410 mil.

Para participar do programa, os professores inscritos tiveram como requisito a apresentação de um projeto, escrito em Português, no qual o professor escolheu um dos quatro temas sugeridos, e se submeteram a um teste de Língua Inglesa, aplicado no domingo (28). Cada professor selecionado receberá uma bolsa mensal de 1.300 Euros. Além da bolsa receberá um auxílio instalação no valor de uma mensalidade da bolsa, correspondente a 1.300 Euros; auxílio deslocamento também no valor de 1.300 Euros, e auxílio financeiro para o Seguro Saúde no valor de 300 Euros. As bolsas terão duração máxima de dois meses, a partir do mês do embarque para a Finlândia.

Ao retornar ao Brasil, os professores terão seis meses para executar o Projeto de Desenvolvimento, no período de dezembro de 2016 a maio de 2017. Durante o período de execução, os professores participantes do “Gira Mundo Finlândia” serão assessorados pela Coordenação do Programa no Brasil e pelos professores finlandeses, que atuarão como facilitadores do processo. A avaliação do desempenho do professor será feita de modo contínuo e gradual, incluindo as etapas desenvolvidas na Finlândia e no Brasil. O projeto deve gerar benefício para a escola e deve estar inserido em um dos quatro temas: Empreendedorismo; Aprendizado baseado em Projetos e Problemas; Ferramentas Digitais na Educação; e Educação Profissional.

Das 20 vagas oferecidas nove foram para professores das cidades localizadas na Zona da Mata, que compõem as Gerências Regionais de Educação (GREs), de João Pessoa, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape, seis para as cidades do Agreste, nas GREs de Campina Grande, Cuité e Monteiro e cinco vagas para as cidades do Sertão, situadas nas GREs de Patos, Itaporanga, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel e Pombal.

CANDIDATOS APTOS EM PROFICIÊNCIA E CLASSIFICADOS SEGUNDO NÚMERO DE VAGAS POR MACRORREGIÃO

Nome Macrorregião Média
IZABELLY DUTRA FERNANDES Agreste 9.30
ALCIONE DA SILVA SANTOS Agreste 8.40
DANIEL DE SOUZA SILVA Agreste 7.35
TERESA CRISTINA PEDROSA ROBERTO Agreste 6.55
CAMILA MARIA DE MENEZES SILVA Agreste 6.55
MARCELO DE SALES CAVALCANTE Agreste 6.05
ALINE MAYARA DO NASCIMENTO RAMOS Sertão 7.05
VILMA RAQUEL MEDEIROS LEITÃO Sertão 4.75
ANDERLANE FERNANDES DE LIMA Zona da Mata 8.90
RAFAELA ALVES MELO Zona da Mata 8.50
GILMAR FELICIANO DOS SANTOS Zona da Mata 8.50
MOYSÉS BARBOSA DA SILVA Zona da Mata 8.20
HERMANO GOMES LOPES NUNES Zona da Mata 8.00
MONIQUE VIANA DE OLIVEIRA ANGELO Zona da Mata 7.95
LUIS HENRIQUE MENDES DE MELO Zona da Mata 7.85
DANIELA SOPRANI Zona da Mata 7.30
GABRIELA FELIPE MACHADO Zona da Mata 6.90
JESSICA KELLY SOUSA FERREIRA Zona da Mata 6.70
KETLEN OLIVEIRA ESTEVAM Zona da Mata 6.25
ODAIR JOSÉ DA SILVA LIMA Zona da Mata 6.25