Fale Conosco

3 de junho de 2009

10º Salão de Artesanato Paraibano começa nesta sexta-feira



Um dos principais atrativos para o turista que chega a Campina Grande para o Maior São João do Mundo é o 10º Salão de Artesanato da Paraíba, que será instalado na entrada da cidade, na avenida Severino Bezerra Cabral, 995, no período de  5 a 28 de junho reunindo trabalhos dos artesãos cadastrados no Programa de Artesanato Paraibano.

A iniciativa é do Governo do Estado da Paraíba e do Sebrae, com apoio do Banco do Brasil, Eletrobrás, Caixa Econômica e do Campina Auto Clube. O evento vai homenagear o grupo de louçeiras de Cajazeiras denominado de Loiça, que trabalha com a tipologia Barro e tem como um diferencial a cerâmica bordada, graças a uma parceria com um grupo de bordadeiras também daquela região. Por isso o tema deste 10º Salão será "Mãos no Barro".

O projeto de concepção do 10º Salão de Artesanato da Paraíba é da arquiteta Sandra Moura, que vai privilegiar o produto artesanal em consonância com a arte da decoração, demonstrando que o artesanato de qualidade pode estar nos ambientes mais refinados do país. O espaço terá uma área de 2.500 metros quadrados e será decorado pelos profissionais Babá Santana, José Sereco e Haendel Melo, integrantes da equipe do Programa de Artesanato Paraibano, sob o comando de Marielza Rodriguez Targino de Araújo.

O Salão vai expor peças produzidas por 4.299 artesãos de 96 municípios do Estado que hoje fazem parte do Programa de Artesanato Paraibano, oriundos de Cooperativas, Associações, Grupos de Produção, Núcleos e também artesãos individuais. Os ambientes serão divididos entre hall com exposição de 12 ceramistas e a feira propriamente dita, com artesanato, habilidades manuais e gastronomia.

No espaço do Artesanato estarão as tipologias Artesanato Indígena, Brinquedos Populares, Cerâmica, Couro, Fibras, Batik, Bordado, Crochê, Fuxico, Macramé, Labirinto, Renda Renascença, Tecelagem, Vagonite, Reciclados, Tricô Artístico, Retalhos, Madeira, Pedra, Osso, Flande, Aço, Ferro, Xilogravura e Cordel.

No espaço de Habilidades Manuais estarão peças de Barro, Bijuterias, Brinquedos, Sisal, Biscuit, Cabaça, Bordados, Crochê, Fuxico, Retalhos, Tapeçaria, Tecelagem, Vagonite, Algodão Colorido, Madeira, Cimento e Reciclados.

No espaço da Gastronomia haverá produção de Mel, Cocada na Kenga, Doces Caseiros, Licores, Geléia, Castanha de Caju, Bolos de Soja, Frutas Cristalizadas, Rapadura, Fubá, Conservas, Biscoitos, Bombons de Açúcar e Cachaça.

Uma novidade neste Salão é que as sacolas a serem utilizadas pelos artesãos nas suas vendas não serão mais de plástico, mas sim de papel reaproveitado, confirmando assim o compromisso do Programa de Artesanato Paraibano com a questão ambiental e sustentável do Planeta.

Serviço:
Evento: 10º Salão de Artesanato Paraibano
Local: Campina Auto Club
Endereço: Av. Severino Bezerra Cabral, 995 – Campina Grande – PB
Funcionamento: de 5 a 28 de junho de 2009
Horário: das 15 às 22h diariamente

Goretti Zenaide, da Assessoria de Imprensa do Programa de Artesanato Paraibano