Fale Conosco

21 de outubro de 2015

Governo inicia campanha de arrecadação de frascos de vidro para Rede de Bancos de Leite



ses banco de leite foto ricardo puppe 2 270x191 - Governo inicia campanha de arrecadação de frascos de vidro para Rede de Bancos de LeiteO Governo do Estado, por meio do Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral, iniciou na manhã desta quarta-feira (21), a Campanha Estadual de Arrecadação de Frascos de Vidro 2015. A campanha tem por objetivo aumentar o estoque de frascos para armazenamento de leite humano da Rede Bancos de Leite do Estado.

Alunos do Colégio GEO fizeram a entrega oficial de dois mil frascos de vidro. Em seguida, conheceram o Banco de Leite. “Esse estudantes, que têm entre 14 e 16 anos, estão aqui conhecendo o Banco de Leite e vendo como tudo funciona. Nós selecionamos os que pretendem fazer curso superior na área da saúde para fazer a pasteurização com leite e eles estão fazendo os testes de pasteurização como fazemos no dia a dia, assim eles podem conhecer mais esse trabalho, além de aplicar seus conhecimentos de física, química e biologia”, disse a diretora do Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral, Thaíse Ribeiro.

Banco de Leite PERSONAGEM Thaise foto ricardo puppe 270x191 - Governo inicia campanha de arrecadação de frascos de vidro para Rede de Bancos de LeiteThaíse lembrou que o Banco de Leite faz visitas às escolas durante todo o ano, que fazem campanhas e gincanas para arrecadar os frascos que são doados. “Quando o colégio faz a doação de vidros, nós trazemos os alunos até o Banco de Leite para que eles possam ver na prática como esses vidros serão utilizados. Isso é importante, pois muitas vezes a pessoa vê esses frasquinhos e acha que não têm muita importância, que não servem para nada e um frasquinho desses pode salvar vidas, pois o leite que está ali dentro salva bebezinhos na UTI”, disse. Thaíse ressaltou que a Rede de Bancos de Leite Estadual trabalha com o ecologicamente correto, além de trabalhar exclusivamente com doação de vidros.

A aluna do 2º ano, Ava Mariana de Oliveira, 16 anos, estava animada com a participação na campanha. “Estamos aqui entregando os vidros que servem para armazenar o leite materno. Fizemos uma gincana na escola e coletamos vários vidros. Acho essa ação muito importante, pois dá oportunidade a outras mães e bebês que precisam e não têm leite materno, que é o marco inicial na vida, pois é o leite materno que oferece tudo que o bebê precisa para ter uma vida saudável futuramente”, disse Ava Mariana.

ses banco de leite foto ricardo puppe 4 270x191 - Governo inicia campanha de arrecadação de frascos de vidro para Rede de Bancos de LeiteA diretora do Banco de Leite Anita Cabral lembrou ainda que os bancos de leite e postos de coleta da rede recebem doações de frascos de vidro durante o ano todo. “Este período do ano a gente só intensifica mais esse trabalho fazendo a campanha, mas recebemos as doações durante todo o ano. Quem tiver uma doação acima de dez vidros é só nos ligar que vamos até a casa da pessoa”, disse Thaíse Ribeiro.

Os frascos utilizados como embalagem para leite humano ordenhado devem ser de vidro, boca larga, tampa plástica rosqueável, e com volume entre 50 ml e 500 ml, assim como preconizado pela Anvisa e Fiocruz. “Esses frascos são componentes responsáveis para coletar leite humano, armazená-lo durante todo o processo, desde o momento da coleta, quando a mãe faz a ordenha em domicílio ou nas próprias instituições hospitalares, passando pelo controle de qualidade, classificação, pasteurização, armazenamento e distribuição. Frasco de café solúvel, por exemplo, é uma ótima opção, por ser de baixo custo, e sua doação é ecologicamente aprovada, pois contribui com a natureza, no que diz respeito à diminuição de lixo”, concluiu Thaíse.

ses banco de leite foto ricardo puppe 1 270x191 - Governo inicia campanha de arrecadação de frascos de vidro para Rede de Bancos de LeiteRede – A Rede Paraibana de Bancos de Leite Humano conta atualmente com a maior rede de serviços oferecidos à população, ocupando o 1º Lugar na Região Nordeste, com 27 equipamentos, sendo 21 postos de coleta e seis bancos de leite responsáveis pela promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, além da execução da coleta do excedente de produção láctea da nutriz, seu processamento, controle de qualidade e distribuição aos recém-nascidos prematuros e com baixo peso do nosso Estado. Em relação ao Brasil, apenas São Paulo e Minas Gerais, respectivamente, possuem maior número de Postos e Bancos de Leite que a Paraíba.

Doação – Para ser doadora, basta ligar para o banco de leite mais próximo da sua casa ou para o Banco de Leite de Referência, Anita Cabral, e a equipe irá à sua casa entregar o material para a sua coleta e as orientações necessárias para a doação. O telefone do Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral é (83) 3215-6047.