Fale Conosco

8 de agosto de 2011

“Parlamento das águas” encerra série de encontros regionais



A Câmara de Vereadores da cidade de Itabaiana sediará o 3º Encontro Regional do Comitê da bacia hidrográfica do Rio Paraíba, que acontecerá nesta terça-feira (9), às 9h, com a participação de técnicos da Agência Executiva das Águas do Estado (Aesa). O encontro faz parte da mobilização social que antecede o processo eleitoral do “Parlamento das Águas”.

Além dos vereadores, outros políticos da região confirmaram presença no evento que é aberto ao público e contará com apresentações artísticas de grupos folclóricos.   “Mobilizamos lideranças comunitárias, usuários de água, políticos, professores, agricultores e estudantes. Daí nossa expectativa de encerrar essa série de encontros com um grande evento”, explicou a coordenadora da comissão eleitoral do comitê, Maraci de Sousa Virgolino.

Amanhã também é o último dia para a inscrição dos interessados em participar do “Parlamento das Águas”.  De acordo com o presidente do Comitê da bacia hidrográfica do Rio Paraíba, Daniel Duarte Pereira, não deve haver nova prorrogação no calendário de atividades. “As plenárias da eleição já estão programadas para os dias 30 de agosto e 1º de setembro”, informou.

Com o objetivo de sensibilizar a sociedade civil, usuários de água e gestores municipais, o Comitê da bacia hidrográfica do Rio Paraíba já realizou encontros regionais nas cidades de Campina Grande e Serra Branca.

Durantes as plenárias, membros da comissão e técnicos da Aesa explicam as funções do “Parlamento das Águas”, que é responsável – entre outras coisas – pelo gerenciamento da distribuição das águas, fiscalização de casos de contaminação, escassez hídrica, erosão generalizada e esgotamento da capacidade produtiva do solo.

A bacia hidrográfica do Rio Paraíba é composta pela sub-bacia do rio Taperoá e é considerada uma das mais importantes do semiárido nordestino. Ela tem uma área superior a 20 mil quilômetros quadrados e é a segunda maior do Estado, abrigando quase dois milhões de habitantes.