João Pessoa
Feed de Notícias

‘Temporada Paraibana’ movimenta capital paulista com shows

quarta-feira, 10 de agosto de 2011 - 11:38 - Fotos: 

Clã Brasil (Foto: João Marcos)

Nos próximos dias a cidade de São Paulo vai receber uma série de shows de artistas paraibanos, numa temporada que começa nesta quinta-feira (11) e segue até o dia 21 deste mês. A ‘Temporada Paraibana’ é resultado de uma articulação entre a Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult) e o Serviço Social do Comércio (Sesc).

Totonho (Foto: Divulgação)

Nestas quinta e sexta-feira e no sábado (11, 12 e 13) o público paulistano terá a oportunidade de conhecer uma parte da produção musical da Paraíba. Durante três noites o projeto “Das Bandas de Lá”, realizado pelo Sesc Pompéia, apresentará seis grupos paraibanos.

A primeira noite (11) será dedicada às vozes femininas, com shows de Socorro Lira e Cátia de França. Na sexta-feira (12) sobem ao palco o cordelista Beto Brito e a banda Cabruêra. No sábado (13), encerrando a participação paraibana no projeto, é a vez de Escurinho e Totonho e Os Cabras.

Socorro Lira (Foto: Val Portasio)

De acordo com o secretário da Cultura, Chico César, que também será o mestre de cerimônias do projeto, a participação dos paraibanos foi garantida a partir de uma propositura da Secult. “Desde maio provocamos o diálogo com a intenção de garantir a música paraibana na agenda do SESC Pompéia, que se mostrou interessado e firmou a parceria conosco”, afirmou.

Luizinho Calixto (Foto: Divulgação)

O projeto “Das Bandas de Lá” é realizado desde 2009, com a finalidade de estreitar distâncias entre as produções locais e o público paulista, priorizando estilos musicais ousados e de diferentes estados do país, numa perspectiva de democratizar o acesso ao novo cenário da música brasileira. A programação foi composta por uma curadoria interna, que resultou na seleção e custeamento das despesas com transporte, cachê e estadia dos seis grupos.

Escurinho (foto: Alessandro Potter)

Auditório Ibirapuera – Também participam da ‘Temporada Paraibana’, dessa vez no Auditório Ibirapuera, o grupo de forró Clã Brasil e o sanfoneiro Luizinho Calixto. Ambos se apresentam no dia 21 deste mês, na programação do projeto “Paraíba Puxa Fole”, que terá a participação do músico Dominguinhos.

Segundo a organização do evento, a idéia de promover uma noite com artistas ligados ao forró busca fortalecer o movimento pelo tombamento do forró pé de serra como patrimônio imaterial do Brasil.