João Pessoa
Feed de Notícias

‘Juliano Moreira’ faz mostra artesanal no Dia Mundial da Saúde Mental

segunda-feira, 10 de outubro de 2011 - 11:55 - Fotos:  Walter Rafael/Secom-PB

Uma mostra com bonecas, tapetes, vasos de flores, almofadas e outros itens, todos produtos artesanais confeccionados por usuários dos serviços psiquiátricos do Estado, está montada no pátio do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira. A exposição faz parte da programação que foi aberta na manhã desta segunda-feira (10) para lembrar o Dia Mundial de Saúde Mental.

As atividades começaram com um café da manhã, que reuniu familiares e amigos dos pacientes do Complexo Juliano Moreira e do Centro de Atenção Psicossocial – álcool e droga – (Caps-Ad) Jovem Cidadão.

A diretora geral do Complexo, Flávia Fernando Lima Silva, explicou que as atividades têm como objetivo sensibilizar as pessoas sobre o tema saúde mental: “É um assunto que atravessa as nossas vidas de uma forma ampla. Tem a ver comigo, com você, tem a ver com cidadania, com a forma como nos relacionamos uns com os outros e com o cuidado que prestamos às pessoas em sofrimento psíquico”, disse.

Usuários – Alisson Oliveira, de 25 anos, está há 19 dias no Espaço Inocêncio Poggi, para usuários de álcool e outras drogas. Usuário de crack, ele dá um depoimento: “Eu tinha emprego e perdi por causa da droga. Agora quero ter minha vida normal de volta, e estou tendo todo o apoio que preciso aqui. Participar dessa oficina, por exemplo, foi muito importante porque ocupou minha mente e aprendi muito. Quando sair, quero, e vou ter vida nova”, declarou.

Na tarde dessa segunda-feira, haverá uma ação de saúde no Complexo Juliano Moreira, segundo o chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Juliano Moreira, Madson Souza. Profissionais de saúde irão ampliar a oferta de cuidados aos usuários internos do instituto com a verificação de pressão arterial, cuidados gerais de higiene e atividades de relaxamento.

Na terça-feira (11) será promovido um passeio com os usuários à Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, às 15h. A Feira de Artesanato se manterá aberta ao público no pátio externo do complexo. Na quarta (12), em virtude do feriado alusivo à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, não haverá programação.

Na sexta (14), os usuários do Complexo Juliano Moreira e do Caps-Ad farão outro passeio, desta vez à Fortaleza de Santa Catarina, Cabedelo. A programação alusiva ao Dia Mundial de Saúde Mental tem a parceria da casa de recepções Sonho Doce e das faculdades Santa Emília de Rodat, Ciências Médicas, São Vicente de Paula e Medicina Nova Esperança. “O Dia Mundial de Saúde Mental tradicionalmente é uma data onde a gente aproveita para debater sobre a experiência que é viver e cuidar de pessoas em sofrimento metal e ao mesmo tempo proporcionar momentos de lazer a essas pessoas”, disse Madson Souza.

A programação será encerrada no dia 8 de novembro, quando será realizado o 1º Fórum sobre a Infância e Juventude. O evento discutirá a formulação de políticas públicas, enfocando o cuidado a crianças e adolescentes em especial os que vivem em vulnerabilidade social e por ventura façam uso de substâncias psicoativas.

Caps-Ad 24 horas – No Centro de Atenção Psicossocial – álcool e droga – (Caps-Ad) Jovem Cidadão a programação acontece apenas nesta segunda-feira (10). De acordo com a diretora da unidade, Marileide Martins, numa parceria com o sistema Sesc/Senac os usuários terão corte de cabelo, maquiagem, limpeza das unhas e dicas de higiene pessoal.