Fale Conosco

18 de outubro de 2011

‘Destino Paraiba’ vai ser apresentado a 24 mil agentes em congresso da Abav



Os principais segmentos turísticos da Paraíba serão apresentados para mais de 24 mil agentes de viagens de todo o país, além de 800 expositores, que devem participar da 39º edição do Congresso Brasileiro de Agências de Viagens (Abav) e Feira das Américas. Os dois eventos acontecem simultaneamente, entre os dias 19 a 21 deste mês, no Riocentro, Rio de Janeiro (RJ).

De acordo com a organização, o número de agentes de viagens inscritos neste ano é 48% maior do que o de 2010. A maior parte dos inscritos é do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul e Paraná. Durante os três dias, a expectativa é que sejam apresentados produtos, serviços e destinos de todas as partes do mundo, para um público altamente qualificado.

Na avaliação da presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, a presença da Paraíba na feira é estratégica. O objetivo é divulgar e ampliar o número de operadoras que comercializam o destino. “Este evento é um dos maiores no setor nas Américas e tem um público muito profissional, em busca e negócios”, afirmou.

A executiva ressalta que a participação da Paraíba nas principais feiras nacionais de turismo é uma determinação do governador Ricardo Coutinho, que tem se empenhado pessoalmente pela promoção do setor. Ruth informou que, a exemplo de outros eventos, o governador deve participar da abertura da Abav e Feira das Américas, na quarta-feira (19).

Roteiros – A Paraíba vai apresentar o que tem de melhor aos agentes de viagens de todo o país, conforme ressaltou Ruth Avelino. Ela citou o segmento “sol e mar”, seguido da gastronomia, da cultura, do artesanato e das belezas das regiões do Brejo, Cariri e Sertão paraibanos como chamarizes. “A expectativa é que os resultados já sejam vistos na próxima temporada, com o aumento do fluxo de turistas”, disse.

Os visitantes das feiras poderão conhecer os atrativos turísticos paraibanos num estande coordenado pela PBTur, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-PB), Convention Bureau de João Pessoa, Sebrae, Federação do Comércio (Fecomércio) e Prefeituras de João Pessoa, Conde, Campina Grande, Rio Tinto, Mataraca e Lucena.

O estande vai ter imagens dos principais pontos turísticos, farta distribuição de material de divulgação (CD, DVD, folder e revistas), além de mostra do artesanato e da gastronomia. Haverá, ainda, apresentação especial de um grupo de forró pé-de-serra levado pela Prefeitura de Campina Grande – que vai divulgar o “Maior São João do Mundo”. Já o município do Conde pretende destacar a gastronomia, oferecendo para degustação a genuína tapioca paraibana nos sabores de queijo de coalho, coco e manteiga.

Ruth Avelino enfatizou que a PBTur já promoveu uma série de eventos em todo o país, ao longo de 2011. Segundo ela, em todos os eventos o Governo do Estado disponibilizou o estande da PBTur para as prefeituras, dando oportunidade para que os municípios mostrem seu potencial turístico.