Fale Conosco

5 de abril de 2018

​Neste sábado: lançamento de livro destaca experiências no jornal A União



capa4 270x198 - ​Neste sábado: lançamento de livro destaca experiências no jornal A UniãoOs 125 anos do jornal A União, o quarto mais antigo em circulação na América Latina, levou o jornalista Josélio Carneiro a idealizar o livro “A União Escola de Jornalismo”. A coletânea é assinada por mais de 100 jornalistas, profissionais de diversas gerações que, convidados, contam, cada um, sua trajetória no centenário diário.

O lançamento acontecerá no Centro Cultural Ariano Suassuna, no Tribunal de Contas do Estado (TCE), que há três anos tem promovido eventos a exemplo de lançamentos de livros, exposições de artes plásticas, palestras, seminários, entre outras atividades.

A obra, com 368 páginas, incluindo fotos coloridas, será lançada às 18h, neste sábado (7) – Dia do Jornalista, com preço promocional de R$ 30. Nas livrarias custará R$ 50. Trinta por cento dos exemplares já estão vendidos por meio de reservas. Compras também podem ser feitas no site www.escritoresparaibanos.com.br.

O jornal A União foi fundado pelo então presidente da Província da Paraíba Álvaro Machado, em 2 de fevereiro de 1893, há 125 anos. O prefácio foi escrito pelo secretário de Estado da Comunicação, jornalista Luis Tôrres e a apresentação da obra é da superintendente de A União, jornalista Albiege Fernandes.

Cada jornalista convidado, incluindo catorze mulheres, conta um pouco sobre seus dias, suas idas e vindas e revelam a paixão por A União e pelo jornalismo.

Entre os personagens do livro figuram: Biu Ramos, Gonzaga Rodrigues, Martinho Moreira Franco, Frutuoso Chaves, José Octávio de Arruda Mello, Agnaldo Almeida, Carlos Romero, Walter Galvão, Walter Santos, Naná Garcez, Cleane Costa, José Carlos dos Anjos, Wellington Farias, além de alunos dos cursos de Jornalismo da UFPB e da Faculdade Maurício de Nassau.

O livro foi impresso na Editora A União. A capa e arte são assinadas por Naudimilson Ricarte, funcionário do jornal e editora. A revisão dos textos coube a Antonio Moraes.

Josélio Carneiro revela que o livro foi iniciado em julho de 2017 com os primeiros contatos, os convites aos personagens. Até a impressão em fevereiro passado, foram oito meses de trabalho. Josélio foi repórter de A União de 2008 a 2013. De acordo com ele “a obra é uma homenagem a nós jornalistas de ontem e de hoje, uns professores, outros alunos, da mais tradicional escola de jornalismo da Paraíba”.

O Centro Cultural Ariano Suassuna tem amplo estacionamento, a entrada é franca e fica localizado na rua Professor Geraldo Von Sohsten, 147, bairro de Jaguaribe, João Pessoa, ao lado do Tribunal de Contas do Estado.

No mesmo evento será lançado o livro “Nós”, do poeta mestre do repente Oliveira de Panelas. A artista plástica Karina Monteiro expõe suas telas até o dia 12 de maio. Os convidados também vão curtir MPB e músicas internacionais com a jovem cantora Jailma Santos, que é mestranda em Jornalismo na UFPB.