João Pessoa
Feed de Notícias

‘Paraíba em Suas Mãos’ comemora Dia do Artesão com exposição em CG

sexta-feira, 18 de março de 2011 - 17:44 - Fotos: 

O programa de artesanato Paraíba em Suas Mãos, através da Secretaria de Estado do Turismo, abriu nesta sexta-feira (18) uma exposição de trabalhos de artesãos paraibanos no shopping Boulevard, em Campina Grande. A exposição, que acontece até dia 27 deste mês, faz parte das comemorações pelo Dia do Artesão, 19 de março.

Os trabalhos expostos são divididos em dois grupos, brinquedos e madeira. Os grupos são formados por artesãos do Distrito de São José da Mata, em Campina Grande, e do grupo de produção em madeira Paulina Diniz, da cidade de Lagoa Seca, no brejo paraibano.

Segundo Ladjane Barbosa de Sousa, gestora do Paraíba em Suas Mãos, o intuito é reerguer o programa, dando a mesma visibilidade de anos atrás, onde teve como gestora a ex-primeira dama Sílvia Cunha Lima, “ela foi à grande divisora de águas”, disse.

Os artesãos que estão expondo no shopping em Campina Grande disseram que, com esse incentivo, o Governo do Estado está valorizando o trabalho. “Isso gratifica e dá orgulho de sermos artesãos”, disse Josilene Peres de Melo, que faz trabalho em vime, varas moles e flexíveis do vimeiro e que passou a designar qualquer matéria-prima de origem vegetal com essas características. Trançado, o material produzido por Josilene possui diversos usos, principalmente na manufatura de cestos e móveis.

“Aqui nós estamos mostrando nossos produtos e fazendo negócios”, disse Pedro Nunes de Morais, presidente da Associação dos Artesãos da Rainha da Borborema (Aterb).

Na opinião do secretário estadual de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano, a realização da exposição é uma forma de dar visibilidade e incentivar o crescimento do artesanato paraibano, que será retomado pelo Governo do Estado. Ele destaca que, além de ser uma vocação econômica, o artesanato traz as marcas das raízes culturais e das tradições da Paraíba, que também são um patrimônio a ser preservado pelo Estado.

“O artesanato paraibano é uma fonte de riquezas culturais e econômicas, que deve ser reconhecida e defendida. Ações como esta exposição fortalecem a atividade e dão respaldo ao trabalho desenvolvido com qualidade e criatividade pelos nossos artesãos, que comemoram o seu dia neste sábado”, declarou o secretário.