João Pessoa
Feed de Notícias

‘Museu e Turismo’ tem início nesta quarta-feira em JP

terça-feira, 22 de setembro de 2009 - 09:38 - Fotos: 

A oficina é fruto de uma parceria entre o Iphaep e o MinC e reúne, durante três dias, 50 participantes no Espaço Cultural José Lins do Rêgo

Terceira cidade mais antiga do Brasil e uma das mais visitadas pelos turistas que conhecem o Nordeste, João Pessoa tem como um dos seus principais atrativos a preservação de uma história de 424 anos. Nos museus, instalados em instituições públicas e privadas, estão os bens materiais e imateriais que remontam às vidas e às obras dos paraibanos de várias gerações.

E é exatamente para discutir a relação existente entre ‘Museu e Turismo’ que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) está realizando, desta quarta-feira (23) até a sexta-feira (25), uma oficina com servidores públicos e privados, além dos alunos dos cursos de Turismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Instituto de Ensino Superior da Paraíba (Iesp).

As aulas reúnem 50 (cinqüenta) participantes e acontecem nos dois horários, no Auditório Augusto dos Anjos, no Espaço Cultural, em João Pessoa. A pesquisadora Karla Estelita Godoy, professora-adjunta do Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense, é a responsável pela capacitação em museus. Ela é Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e atua, também, como consultora em Gestão da Informação e em projetos de criação de banco de dados para acervos documentais.
 
Durante os três dias da oficina, as aulas teóricas vão se intercalar aos momentos práticos, onde os alunos vão discutir a noção de instituição museológica no século XXI e como se realiza a aplicabilidade do conceito, no dia-a-dia, na relação com os visitantes dos museus. Os parâmetros estão especificados na nova política para o setor; um projeto que foi implantado, recentemente, pelo Governo Federal, e que resultou na criação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

O diretor do Iphaep, Damião Ramos Cavalcanti, destaca que, na Paraíba, os alunos dos cursos de Turismo é que vão atuar, nos próximos anos, como agentes multiplicadores da nova visão museológica. “Serão eles, também, co-participantes da implantação do Museu da Cidade de João Pessoa, que é uma das prioridades administrativas do governador José Maranhão e que vai estar concluído em 2010”, acrescenta Damião.
 

Novas capacitações, até o final do ano

Até o final deste ano, o Iphaep estará realizando outras quatro oficinas sobre museus em vários municípios paraibanos. No total, estão previstas oito capacitações, que terminam em dezembro. Mas, segundo o diretor, já está sendo negociada junto ao Ministério da Cultura a realização de uma oficina extra, sobre patrimônio e acervo, “dada a abrangência do tema e a receptividade do público, que tem, invariavelmente, superado o número inicial de inscrições programadas”, diz Damião Cavalcanti.

As oficinas sobre museus começaram em junho deste ano, em João Pessoa, e estão previstas para serem concluídas em dezembro. Até agora, além da capital do Estado, os técnicos do patrimônio estadual já estiveram em Cajazeiras e Campina Grande, sendo que a idéia é contemplar cidades das várias regiões da Paraíba. 

A série de capacitações vem sendo realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), com apoio do Ministério da Cultura, através do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

No caso da oficina ‘Museu e Turismo’, que acontece até esta sexta-feira, em João Pessoa, várias instituições estão dando apoio logístico: a Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEEC) e a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na Paraíba. “São parcerias importantes, que viabilizam a realização e o sucesso do evento”, conclui Damião Cavalcanti.

Thamara Duarte, da Assessoria de Imprensa do Iphaep